Comissão inglesa vem a Porto Velho para discutir descaso com a EFMM
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A 1° Conferência Internacional do Patrimônio Histórico e Meio Ambiente da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que irá acontecer nesta terça-feira (28) no auditório da Unir centro, terá a participação cinco ingleses que compõe a Madeira Mamoré Railway Society do Reino Unido. Os ingleses são descendentes de uma família que aqui esteve no início da construção da estrada, que teve seu avó como um dos administradores da estrada de ferro entre 1910 a 1912.
A Railway Society veio para Brasil para colocar em discussão o que está sendo feito com o patrimônio histórico. Com o término da I Conferência Internacional do Patrimônio Histórico e Meio Ambiente da Estrada de Ferro Madeira Mamoré será feita uma carta onde será lida aos participantes da conferência e emitida para a Organização das Nações Unidas (ONU) e mais 50 países que estão comovidos com descaso e desprezo da E.F.M. M
De acordo com o engenheiro Luiz Leite do Instituto de Arquitetos de Rondônia (IAB/RO), a vinda da comissão inglesa estava marcada para o final do mês de Novembro, porém a visita foi adiantada em função das denúncias levantas pela Associação Amigos da Madeira Mamoré (AMMA), e pelo IAB-RO que foram divulgados na imprensa.
A conferência terá início às 08h e o término as 17h00, participarão também da conferência integrantes da AMMA, IAB/RO, Sindicatos dos Médicos em Rondônia (Simero), Universidade Federal do Estado de Rondônia – Unir e Governo do Estado.
Troca de informações
Na manhã desta segunda-feira (27) os ingleses participaram de uma breve apresentação com fotos em slide do início da construção da EFMM até os dias de hoje organizada pelo presidente do Instituto de Arquitetos de Rondônia (IAB/RO), engenheiro Luiz Leite de Oliveira.
Leite também apresentou o projeto arquitetônico do complexo feito por ele para a comissão inglesa que ficou encantada com a obra. O integrantes da Railway Society também trouxeram fotos de Porto Velho e da construção da estrada que estão em Londres para os organizadores da I Conferência Internacional, trocaram informações sobre geografia e história de Rondônia.
Após a troca de experiências e arquivos, os ingleses foram até os galpões da EFMM verificar as construções inacabadas e o que restou dos maquinários que compõe o complexo, fotografaram e filmaram tudo para o acerto da Railway Society.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!