ESCÂNDALO - Ministério Público vai apurar contrato "fanta" da Semed para "resgatar" Hilux na Bolívia

ESCÂNDALO - Ministério Público vai apurar contrato "fanta" da Semed para "resgatar" Hilux na Bolívia

ESCÂNDALO - Ministério Público vai apurar contrato

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O roubo da camionete Toyota Hilux da Semed em 2006 e a existência de um contrato ilegal com uma empresa de investigação em Brasiléia (AC) para o resgate do veículo em solo boliviano deve ser apurado pelo Ministério Público de Rondônia, é o que garantiu o promotor público Alzir Marques, da promotoria da probidade administrativa em Rondônia na manhã desta quinta-feira (21).
O assalto ocorreu cinco meses após a então secretária e atual vereadora eleita Epifânia Barbosa (PT), comprar duas camionetes Toyota, modelo Hilux 3.0 SRV 4x4, automática, com recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF -, no valor de R$ 109 mil cada. O empenho foi o de número 005218/2005, nota fiscal nº 14772 e o processo de compra nº 09.0782/2005.
Um dos veículos ficou a  disposição de Epifânia Barbosa e e foi roubado por volta das 22h40min do dia 27/09/06, quando o motorista da secretária estava num estacionamento na zona sul da capital. No dia 6 de março deste ano, Cleomar Dirceu Schwalbe, proprietário da empresa C.D.S Investigações de Brasiléia (AC), especializada em “resgate” de veículos roubados no Brasil e contrabandeados para a Bolívia fez um contrato com a Semed. Por resgate, entende-se roubar o veículo de volta.
Para prestar esse serviço, a empresa pactuou com o município de Porto Velho o pagamento de 20 por cento do valor de venda do automóvel, segundo a tabela FIP, que avalia o modelo em questão em R$ 100 mil (preço de hoje 22/10/08).
Em entrevista ao Rondoniaovivo, o secretário adjunto da Semed – Secretaria Municipal de Educação, Erivaldo de Souza Almeida, disse para a reportagem que realmente houve o roubo da camionete Hilux de propriedade da Secretaria em 2006, confirmando também que assinou em nome da Semed o contrato com a referida empresa.
O veículo de luxo não tinha seguro e também não foi baixado do patrimônio do município, constando como bem ativo na frota municipal. Para completar as irregularidades, o contrato não foi chancelado pela PGM – Procuradoria Geral do Município.
PGM
A reportagem do Rondoniaovivo procurou na manhã desta quinta-feira (23),  a Procuradoria do Município de Porto Velho(PGM). O procurador geral em exercício, Carlos Alberto, encontrava-se em reunião. A reportagem foi atendida pela Dra. Fátima, que após um contato telefônico com Erivaldo, recusou-se a dar declarações sobre o caso, despedindo-se educadamente e entrando rapidamente por uma porta interna.
Um funcionário público que não se identificou, disse que o adjunto teria esta prerrogativa, porém necessitaria da anuência da secretaria EpifÂnia Barbosa. O servidor também garantiu que o documento não passou pela PGM, bastando conferir que não existe nenhum parecer, nem timbre municipal no corpo do documento “ fanta”.
E completou: “Ele pode fazer o que quiser, contanto que responda juridicamente por seus atos”.
MPE
Em contato com o Ministério Público de Rondônia, a reportagem teve a confirmação de que um processo investigatório será aberto pela promotoria da Probidade Administrativa, com a finalidade de apurar as denúncias do jornal eletrônico.
PMPV

A reportagem está desde a manhã desta quinta-feira tentando ouvir a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, administradora Mirian Saldanã, através da assessoria de comunicação da PMPV. Por incrível que pareça, a jornalista responsável disse que não consegue falar com Mirian desde ontem(22),  e também não possui o número de telefone celular de sua chefe.

SAIBA MAIS

ESCÂNDALO: Semed faz contrato “fanta” para recuperar camionete roubada e que se encontra na Bolívia

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS