Dados da Sesau apontam maior proporção de homens soropositivos em Rondônia

Dados da Sesau apontam maior proporção de homens soropositivos em Rondônia

Dados da Sesau apontam maior proporção de homens soropositivos em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 

 

 

A psicóloga responsável pelo Departamento Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Lucilene Zanol, informou à reportagem do Rondoniaovivo.com e informou dados relacionados aos soros positivos de 2007, desenvolvidos pelo departamento. De acordo com os dados, Rondônia tem 1.494 soros positivos, sendo que 880 são homens e 610 são mulheres e 24 crianças. As crianças são encaminhadas para o Centro de Internação do Hospital de Base para os cuidados necessários, quanto que os adultos vão para o CEMETRON (Centro de Medicina Tropical).
De acordo com Lucilene, a rede de serviços se estende pelo estado inteiro, na capital duas Policlínicas, uma estadual e uma municipal disponibilizam de Serviço de Atendimento Especializado (SAE) como é conhecido pelos funcionários, estritamente disponibilizado para atender soropositivos.
Segundo a psicóloga a rede de serviço está também nas cidades do interior do Estado, tais como: Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal e Rolim de Moura. O atendimento especializado é formado por uma equipe multidisciplinar compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos e que cuidam de cada parte especifica no atendimento para o paciente.
CAMPANHAS
O Ministério da Saúde baseia-se em três campanhas de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis que são elas: a do carnaval, a campanha do dia 1º de dezembro, que é conhecido como o dia do combate contra o vírus da AIDS - que este ano terá o foco os homens da faixa etária entre os 45 a 50 anos, onde segundo alguns especialistas esses homens estão vulneráveis.

E a terceira e última, conhecida como “Fique Sabendo”, o objetivo da campanha é estimular a população a procurar um posto de saúde para e fazer o teste do HIV. A psicóloga Lucilene Zanol disse que todas as campanhas são importantíssimas, mas está terceira tem que ser observada com muita atenção, pois é esta que o serviço especializado consegue detectar casos que estão no início e minimizam o avanço do vírus, e quebra a cadeia de transmissão do HIV.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS