Nesta terça-feira (30), 79 produtores rurais do projeto de assentamento Lajes receberam a licença ambiental de propriedades rurais (LAPR) emitida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A solenidade foi realizada na Escola Estadual Alberto Nepomuceno, em Machadinho D’Oeste.
O projeto, realizado em conjunto com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vai ajudar na recuperação de áreas anteriormente desmatadas. Com a regularização ambiental os lotes dos projetos de reforma agrária têm a possibilidade de receberem investimento público: abertura de estradas, escolas, saúde e etc, além dos proprietários estarem credenciados a solicitarem financiamentos junto às instituições bancárias.
De acordo com secretário da Sedam, Cletho Brito, as licenças vão gerar ordenamento ambiental para identificar a quantidade da Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente (APP) e conhecer o ocupante da terra. “Assim poderemos combater as queimadas e o desmatamento na região, pois conheceremos os donos da propriedade rural”, disse.
A entrega dos títulos, para o governador Ivo Cassol, mostra o comprometimento da administração com o meio ambiente principalmente para identificar quantas reservas legais e matas ciliares têm na região. “A regularização das propriedades vai abrir o acesso a créditos e outros benefícios, foi por isso que insistimos tanto na regularização fundiária, chegando a criar um secretaria para cuidar do assunto, que é a Seagri”, completou o governador.