Colares, pulseiras, brincos, anéis, braceletes e tornezeleiras feitas a partir do aproveitamento de sementes típicas da Amazônia, confeccionados por artesãos rondonienses, serão mostrados na passarela por modelos durante Seminário Internacional de Comércio Justo e Solidário, nos dias 2 e 3 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).
Estarão à mostra, seguida de divulgação e comercialização, 190 biojóias confeccionadas por 38 artesãos dos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste. O trabalho, com o apoio do Sebrae, vem agregando cada vez mais valor à produção, inclusive com a aplicação de novas tecnologias, e conquistando mercado.
Antes do desfile, o evento terá ampla agenda discutindo plano de ação para o comércio justo e solidário no Sistema Sebrae, palestras e debates sobre agricultura orgânica, comércio justo e estilo de vida, além de comércio responsável e sustentabilidade, com a participação de empresários e especialistas da América Latina e da Europa.
A proposta do seminário, realizado pelo Sebrae em Mato Grosso, é encontrar mecanismos, durante os dois dias de seminário, que garantam a criação de produtos dentro dos princípios como respeito ao maio ambiente, inclusão social, condições dignas de trabalho, relação comercial transparente, remuneração adequada e justa a quem produz, desenvolvimento sustentável etc.
Além do desfile, as biojóias criadas pelos artesãos de Rondônia estarão em exposição em show room destinado a produtos solidários, a exemplo de artesanato, cachaça, flores tropicais, orgânicos, açaí e confecções de Mato Grosso e outros Estados. No caso das biojóias, além de Rondônia, também estarão representados Acre, Mato Grosso e Amapá.
Os produtos de Rondônia serão levados pela técnica do Sebrae em Rondônia, Glenny Paes Salles.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Sebrae prepara mão-de-obra para atender futuro mercado
*
Associação Comercial de Guajará chega aos 59 anos resgatando história