Hospital João Paulo II amplia leitos para cuidados especiais

Hospital João Paulo II amplia leitos para cuidados especiais

Hospital João Paulo II amplia leitos para cuidados especiais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


 
O governo de Rondônia implantou uma nova ala de atendimento para cuidados especiais no Hospital e Pronto-Socorro Estadual João Paulo II (JPII). A Unidade de Cuidados Especiais (UCE) atenderá pacientes graves que precisam de serviços especializados. A UCE funciona com 04 leitos, equipamentos e servidores qualificados. O investimento, com recursos do Estado, na compra de aparelhos médicos foi de aproximadamente de R$ 200.000,00.

 

“A unidade é preparada para receber pacientes em estado grave, que necessitem posteriormente de internação na Unidade de Terapia Intensiva. O inverso também acontece quando os pacientes retornam da UTI, mas precisam de acompanhamento especializado. Neste sentido, a UCE conta com equipamentos como respiradores, bombas de infusão, aparelho para eletrocardiograma, entre outros”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

A unidade de cuidados especiais funcionará 24h00. Os serviços serão realizados por uma equipe formada por 01 médico intensivista, 01 enfermeira coordenadora, 04 técnicos de enfermagem e pessoal de atendimento administrativo. “A UCE atuará como suporte de acolhimento de pacientes em condição de deixar a UTI, mas que ainda precisam de atenção diferenciada. A ala liberará leitos e melhorará o fluxo dos serviços. Atualmente o JPII oferece 10 UTI’s. O setor ainda funcionará como sala de emergência para pacientes que precisam de cuidados imediatos”, disse Marcos Amaral, diretor geral do JPII.

 

O João Paulo II (JPII) atendeu de janeiro a agosto, deste ano, 41.922 pessoas. Do volume geral, Porto Velho é o município que mais encaminha pacientes. A afirmação pode ser constatada pelos números globais de serviços realizados. Em oito meses, 36.247 foram provenientes da Capital. O volume representa 86,5 % dos serviços. No mesmo período os 51 municípios do interior encaminharam apenas 5.675 pacientes, 13,5e% do total geral.

Falta de serviços básicos por parte das prefeituras

Os números ainda mostram a falta serviços básicos em saúde por parte das prefeituras. Do total 41.922 atendimentos, 20.415 pessoas procuraram o JPII para consultas ambulatoriais, consideradas de baixa complexidade. O serviço ambulatorial deve, por determinação do Ministério da Saúde (MS), ser oferecido pelas prefeituras.

“Nossa unidade está, a cada dia, recebendo mais pessoas da Capital que buscam atendimentos básicos, a impressão é que os postos de saúde não suportam a demanda. O número de atendimentos ambulatoriais representa metade dos serviços gerais do pronto-socorro, essa porcentagem é considerada altíssima, pois a unidade é responsável pelos atendimentos de urgência e emergência”, afirmou Marcos Amaral, diretor geral do JPII.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS