A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou requerimento do senador Expedito Júnior (PR-RO) para ouvir o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, sobre o zoneamento agrícola para cultivo da cana-de-açúcar e a possível proibição dessa cultura na Amazônia Legal e no Pantanal. A audiência pública será realizada com a participação efetiva da Subcomissão Permanente dos Biocombustíveis, por solicitação do Senador Sibá Machado (PT/AC).
Expedito Júnior critica a decisão do governo federal de proibir "com uma canetada", o plantio de cana na Amazônia, como vem sendo noticiado na imprensa. O senador aceita que seja discutido "com os amazonenses" um zoneamento agroecológico para a região, mas não a proibição pura e simples.
Em discurso realizado no plenário do Senado no dia 5 passado, Expedito Júnior informou que dois municípios de Rondônia estão recebendo investimentos para construção de destilarias de álcool. “Os municípios de Cerejeiras e Santa Luzia d'Oeste precisam das usinas para reduzir o desemprego e se desenvolver”, afirmou.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Senador de Rondônia está em terceiro lugar no ranking de projetos apresentados
*
Fiesp pede apoio de Expedito Júnior contra a CPMF