Na tarde desta quinta-feira (18), a Polícia Federal prendeu 4 pessoas, após terem ameaçado um eleitor. Com eles foram apreendidos duas listas contendo o nome de escolas e outros órgãos públicos, uma sacola com diversos “santinhos” do candidato a vereador Paulo Kemp e um lista com nomes de pessoas, numeradas de 01 a 106. O local da prisão foi no posto da Polícia Rodoviária Federal localizado na BR 364, entre as cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari.
A Central do “Disque Eleição 148” recebeu várias denúncias dando conta que prepostos da empresa Rocha Segurança LTDA estavam ameaçando e coagindo os empregados desta de perderem o emprego, caso não votassem no candidato Paulo Kemp.
Segundo informaram os denunciantes, pessoas compareciam nos postos de vigilância dizendo que os vigilantes teriam que apoiar o referido candidato, pois, se eleito, a empresa teria mais postos de vigilância. Falavam também que se a empresa tivesse que demitir um vigilante, escolheria aquele que não votou em Paulo Kemp.
De posse dessas informações, a Polícia Federal passou a investigar o caso. Na tarde de ontem, um vigilante, após ter sido vítima das ameaças, delatou a ação de Cristiano Celestino da Silva, Edson Rocha Siqueira, Francisca Maria Auxiliadora Nascimento e Éster Camurça Lima, que foram presos de posse dos referidos materiais. Na madrg
Na madrugada desta sexta-feira (19), os envolvidos foram levados ao Presídio “Urso Branco” e Presídio Feminino. Outras testemunhas prestaram esclarecimentos na Polícia Federal ainda nesta manhã.
Os presos foram incursos na penas do art. 301 do Código Eleitoral (“Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos”) A penalidade prevista é de reclusão até quatro anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.