Devastação de área verde na zona Sul da capital leva Polícia Ambiental e SEMA a investigar proprietário – Confira fotos

Devastação de área verde na zona Sul da capital leva Polícia Ambiental e SEMA a investigar proprietário – Confira fotos

Devastação de área verde na zona Sul da capital leva Polícia Ambiental e SEMA a investigar proprietário – Confira fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última sexta-feira (12) uma área verde na zona Sul de Porto Velho foi devastada por duas pás carregadeiras no bairro Novo Horizonte, entre as ruas Campos Sales e João Paulo II. Segundo testemunhas um dos homens que estava trabalhando na “derrubada” oferecia seu serviço para pessoas que observavam toda a ação. De acordo com moradores da região, há vários dias máquinas e caminhões trabalham sem parar, promovendo o desmatamento de toda uma área em volta do canal.
No local ainda é notório a presença de um córrego que corta ao meio o terreno. Em contato com o diretor do Departamento de Fiscalização e Monitoramento da SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Pedro das Neves, o caso está sendo averiguado com bastante atenção, pois desde a última segunda-feira (15) os fiscais da secretaria ainda não identificaram quem é o dono do terreno e os causadores da devastação.
Segundo o diretor após as pesquisas serem efetuadas e de posse do nome do proprietário e responsável pela área devastada o mesmo será multado. A secretaria disponibiliza o telefone 08006471320 para denúncias.
Sobre a fiscalização em áreas verdes, o diretor disse que 10 fiscais trabalham diariamente monitorando essas áreas, sendo oito fiscais in loco e dois de plantão no período da tarde diariamente.
POLÍCIA AMBIENTAL INVESTIGA CASO
Para o Batalhão da Polícia Ambiental foi praticado um dano ambiental sério na área, pois de acordo com as coordenada geográficas, o igarapé foi canalizado em aproximadamente 70 metros. Os agentes ambientais levantaram informações no local com moradores e identificaram o suposto responsável pelo dano ambiental somente pelo nome de “Pedrão”.
Não encontrando o responsável pelo dano, os policiais ambientais registraram a ocorrência na Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente – DECCMA, para que fosse tomadas as providências cabíveis, solicitando ainda a realização de perícia no local para constatação de danos ambientais.
O comandante da Polícia Ambiental, tenente coronel PM Josenildo Jacinto do Nascimento disse que as APPs (Área de Proteção Permanente) são áreas de grande importância ecológica e têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, a fauna e a flora, além de proteger o solo e assegurar o bem-estar da população.
“Estamos sediados em Candeias do Jamari, mas temos grupamentos ambientais em Porto Velho, Guajará-Mirim, Pimenteiras, Ji-Paraná, Buritis e Porto Rolim”, explica o coronel, frisando que o efetivo se esforça o máximo em atender a todas as denúncias, que, segundo ele, não são poucas.

Qualquer intervenção em áreas de preservação permanente depende de autorização prévia dos órgãos competentes. Denúncias sobre desmatamento podem ser feitas por meio do 190 ou 3230-1088.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS