Visando melhorar o atendimento básico de saúde prestado nas comunidades indígenas atendidas pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), começou domingo (14), no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto D'Oeste, mais um módulo do curso de Agente Indígena de Saúde (AIS), intitulado 'Promovendo a Saúde e Prevenindo Parasitoses Intestinais e Doenças de Pele'.
Durante 18 dias, 62 índios atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Funasa/RO, dos municípios de Guajará-Mirim, Porto Velho, Jaru, Candeias, Costa Marques, Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Alta Floresta, Ji-Paraná e Humaitá (AM), Manicoré, Mirante da Serra, Nova Mamoré, São Francisco, São Miguel, Seringueiras e Rondolândia (MT), receberam informações sobre saúde.
Segundo os organizadores do evento, o objetivo principal da capacitação é qualificar os AIS para atuarem em suas comunidades identificando os problemas relacionados à parasitoses intestinais e doenças de pele decorrente da mudança do perfil epidemiológico nas comunidades indígenas. O AIS significa o próprio índio colaborando com o atendimento de saúde.
Durante a abertura do curso, a chefe do Dsei Porto Velho, Ivone Rodrigues afirmou que esta capacitação era um momento muito esperado pelos índios e importante para melhoria da saúde nas comunidades. "A capacitação será dividida em duas etapas. Trabalho em sala de aula com duração de 120 horas e aplicação prática dos conhecimentos recebidos no atendimento básico de saúde, nas aldeias", ressaltou a responsável pelo Dsei.
Para o presidente do Conselho Distrital Indígena de Porto Velho, Aurélio Tenharin, a capacitação é uma conquista, portanto o empenho de todos será fundamental para a melhoria da qualidade de vida nas 125 aldeias atendidas pelo Dsei Porto Velho. O líder indígena agradeceu o trabalho da equipe responsável pelo atendimento e empenho do coordenador Josafá Piauhy Marreiro, por atender as reivindicações apresentadas pelas comunidades indígenas. "Somos parceiro da Funasa em todas as ações que a entidade realiza", lembrou Aurélio Tenharin.