De volta a capital, depois de uma visita a Machadinho D’Oeste, em que vistoriou as obras de pavimentação da rodovia que liga o município ao 5 º BEC, o governador Ivo Cassol recebeu na manhã desta quarta-feira (03), no gabinete da residência oficial, o superintendente do Ibama Rondônia, Leozildo Benjamim, para discutir a retenção, pelo Ibama, de caminhões no posto de fiscalização ambiental, em Vilhena – devido a divergências na nomenclatura das espécies de madeiras.
Com a reunião, o chefe do executivo buscou solucionar o impasse e assim, evitar manifestações por parte dos madeireiros e caminhoneiros, com bloqueio da BR 364, como já ocorreu em outros anos.
O termo de cooperação já assinado pelo governador Cassol e o presidente do Ibama, Roberto Messias, no último dia 20 de agosto, põem fim ao impasse quanto à divergência de nomenclatura das espécies de madeira, depois que for ratificado e publicado no diário oficial. Na oportunidade, Cassol pediu compreensão tanto aos madeireiros e caminhoneiros, quanto aos fiscais do Ibama dos postos de divisa e avisou que fez contato em Brasília a fim de resolver o mais rápido possível a questão. “Queremos que os fiscais cumpram o termo já ajustado entre o governo e o Ibama, no qual uniformiza a nomenclatura no âmbito da gestão ambiental, como a Resolução nº 01, do CONSEPA”, cobrou.
O superintendente do Ibama, Leozildo Benjamim, também pediu compreensão das partes e voltou a reafirmar o compromisso de trabalhar em parceria com o governo do Estado, seguindo a política defendida do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de que o Ibama trabalhe em cooperação com os estados da federação.
Ao final da reunião, que contou a participação do secretário adjunto da SEDAM, Paulo Roberto Ventura, o governador Cassol esclareceu que “a postura do governo é combater as irregularidades, sem contudo, inviabilizar o setor produtivo e prejudicar os empresários que trabalham na legalidade”.
DESPACHO
Na manhã desta terça-feira, Cassol despachou ainda com o deputado Miguel Sena, que defendeu junto ao governador pavimentação asfáltica, a favor do distrito de Jacinópolis, em Buritis.