Seminário de Direitos Humanos marca o retorno do Espetáculo Bizarrus

Seminário de Direitos Humanos marca o retorno do Espetáculo Bizarrus

Seminário de Direitos Humanos marca o retorno do Espetáculo Bizarrus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Seminário “Direitos Humanos em Cena”, que foi promovido pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seapen), na noite desta quarta-feira (29) reuniu diversas autoridades e representantes da sociedade civil em uma mesa de debate e também marcou a volta do Projeto “Reabilitando através da Arte” de onde se originou o Grupo Teatral Bizarrus. “Eu me sinto realizado, dentro da condição humana, pois acredito na possibilidade do resgate. Tem quase oito anos e dentro dessa longa trajetória, uns 500 espetáculos, em todos me emociono. Quando eles trazem a história em etapas cronológicas da vida deles, da criança ferida de cada um, isso me remete a uma reflexão do aspecto humano, da necessidade de todos nós resgatarmos”, revelou emocionado o diretor da peça, Marcelo Felice, que estará formando um novo grupo de apenados para ensinar a arte do teatro. De acordo com a programação, o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), Maurício Kuehne, faria uma palestra com o tema “Direitos Humanos para Operadores do Sistema Penitenciário”. Contudo, por conta de novos compromissos em Brasília, teve sua ausência justificada, enviando como representante a Ouvidora-Geral do Depen/MJ, Kellyane Rodrigues, a qual fez parte da mesa de debates. O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, classificou o Seminário como uma ação da política afirmativa do Governo de Rondônia perante as questões que envolvem o contexto penitenciário. “A apresentação do Bizarrus e as várias opiniões da mesa de debate serviram para unir cada vez mais as forças entre os Órgãos da Execução Penal, Estado e Sociedade para a questão prisional. Mesmo com o comprometimento pessoal do governador Ivo Cassol que vem trazendo melhorias ao Sistema, o Governo não pode sozinho, também é dever da sociedade participar do processo de cumprimento da pena, e por isso já ganhamos parceiros importantes como a Ong Acuda e o Sest-Senat”, enfatizou. O vice-presidente da Associação Cultural de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), Adílson Carlos, falou de sua emoção no evento. “A noite foi proveitosa, é uma parte a mais da sociedade que participou e vai se sensibilizar e ver que o preso que está hoje é gente, e que amanhã quem pode estar lá é qualquer um de nós. E que tem jeito sim, quem esteve presente viu que a Acuda é tocada por ex-presidiários. Voluntariamente. Pessoas que deixaram suas famílias para estar aqui”, afirmou. *VEJA TAMBÉM: * Coordenador do Depen/MJ ministra aula-palestra no Curso de Capacitação de Agentes Penitenciários * Seapen inicia novo mutirão de saúde na Colônia Penal e curso de capacitação aos agentes
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS