A construtora Camargo Corrêa, responsável pelas obras civis da Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau, já se instalou em Porto Velho e montou uma base de operação no bairro Eldorado. Enquanto aguarda a licença de instalação para a implantação do empreendimento, a empresa começa a trazer parte dos equipamentos que serão utilizados para a construção do canteiro de obras e início da terraplanagem. “Estamos nos posicionando para nos movimentarmos imediatamente para o local da obra assim que a licença sair”, diz Luiz Américo Rogo, gerente da obra.
A empresa já trouxe para Porto Velho ambulâncias e caminhões de apoio, assim como máquinas de terraplanagem. Nos próximos dias chegam à cidade caminhões basculantes e equipamentos de cargas. A construtora também está finalizando seu plano de recrutamento e capacitação de mão-de-obra, que será anunciado provavelmente em meados de setembro.
A UHE Jirau tem como investidor o Consórcio Energia Sustentável do Brasil S/A (Enersus) composto pela Suez Energy (50,1%), Chesf (20%), Eletrosul (20%) e Camargo Corrêa Investimentos em Infra-estrutura (9,9%).
Canteiro sustentável
A construtora Camargo Corrêa vai trazer para Jirau o modelo sustentável de canteiro de obras que desenvolve em outros empreendimentos no Brasil e no exterior. Além da política de reaproveitamento, reutilização e minimização de geração de resíduos e impactos ambientais, o canteiro de Jirau será exemplo pelos alojamentos, área e equipamentos de lazer que oferecerá para os cerca de 10 mil profissionais que trabalharão na usina. “Modernizamos toda a infra-estrutura de nossos canteiros para garantir melhor qualidade de vida para os funcionários e segurança para a obra. Também reforçamos nossos cuidados com o meio ambiente”, afirma Rogo.
A exemplo de outras usinas, o canteiro terá cinema, salas para TV, agência bancária, lavanderia, lanchonete, barbearia e salas de jogos. Além de quadras poliesportivas, lan-house e um intenso programa de treinamentos e cursos de capacitação que será oferecido gratuitamente para os trabalhadores.