Atendimento da Operação de ressocialização de apenados (Ressoar) que o Poder Judiciário Estadual realiza nos presídios da Capital, Porto Velho, é antecipada na Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro. Com previsão para se iniciar nesta segunda-feira, 27 de agosto, as audiências dos juízes para ouvir os presos foram iniciadas na tarde do dia 23 último, em vista da conclusão do atendimento aos condenados da Colônia Penal.
A Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro tem, hoje, uma população carcerária de 440 presos. Em 2006, quando a Justiça Itinerante na Execução Penal esteve no presídio, havia 480 condenados cumprindo pena. A expectativa do Juiz Sérgio William, que coordena a Operação, é de que o atendimento nesta penitenciária também seja concluído antes da data prevista, que é 31 de agosto, sexta-feira.
Além do titular da Vara de Execuções Penais, Sérgio William, estão realizando audiências nesta Operação do Ressoar os juízes Ivens Fernandes, Élson Bastos, Marcus Vinícius e Wanderlei Cardoso. A Defensoria Pública Estadual está com cinco assistentes jurídicos e dois defensores públicos acompanhando os presos e o Ministério Público com seus promotores de Justiça.
Paralelo ao atendimento judiciário, os presos estão recebendo atendimento médico, odontológico, farmacológico, psicológico, orientação educacional, além da regularização dos documentos civis como o registro de nascimento e a carteira de identidade.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Judiciário concede mais de duzentas saídas temporárias e de cem progressões de regime em colônia penal
*
Corregedora de Justiça acompanha trabalho de juízes estaduais no resgate social dos apenados em Rondônia