Visando atender pacientes que necessitam de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, o governo de Rondônia está dando continuidade à parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia (INTO). Durante toda a semana serão realizadas 43 cirurgias de quadril. O trabalho começa neste domingo (26) e termina no dia 01 de setembro. Sem o atendimento ortopédico especializado, os pacientes teriam que ser enviados para tratamento fora do Estado. Todas as cirurgias serão realizadas no Hospital de Base (HB), em Porto Velho.
“A efetivação de parcerias é uma determinação da administração Ivo Cassol. Com o Into já realizamos diversos tipos de cirurgias ortopédicas. O serviço feito em Rondônia, além de trazer economia de recursos, ainda minimiza os problemas para familiares e paciente, que teriam que se deslocar para outro Estado para serem atendidos. A nossa intenção é ampliar, cada vez mais, a parceria com o instituto de traumatologia”, afirmou, Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Três Unidades de Terapia Intensiva
O número de cirurgias foi decidido depois da seleção prévia realizada no início deste mês de agosto. Segundo o diretor geral do Hospital de Base, o médico Amado Rahhal, a equipe de médicos e auxiliares do Into trabalhará em conjunto com os profissionais do HB. “O instituto trará uma equipe multidisciplinar, formada por ortopedistas e fisioterapeutas. Eles também terão todo o apoio técnico dos profissionais do nosso hospital. Já estamos reservando os leitos necessários e três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”.
Os 43 pacientes receberão próteses trazidas pelos médicos do instituto de traumatologia. Todos receberão em Rondônia, o tratamento que antes era realizado no Rio de Janeiro. A parceria beneficia diretamente os pacientes, que teriam que ser atendidos via Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O Into é um programa coordenado pelo Ministério da Saúde (MS).