Invasão de terras tem aval da Prefeitura de Porto Velho - (Veja vídeos)

Invasão de terras tem aval da Prefeitura de Porto Velho - (Veja vídeos)

Invasão de terras tem aval da Prefeitura de Porto Velho - (Veja vídeos)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma nova invasão de terras em Porto Velho mostra como anda a relação da utilização da máquina pública da prefeitura com pessoas supostamente sem moradias em período eleitoral.

Na tarde desta quinta-feira ( 20), no loteamento Flamboyant 1 e 2, diversos terrenos foram invadidos por moradores do bairro, que estariam agindo sob anuência da prefeitura municipal de Porto Velho. Acontece que a terra, que foi desapropriada pela Prefeitura, possui donos que compraram e pagaram seus terrenos para uma imobiliária e agora estão tendo seus direitos vilipendiados pela associação de moradores do bairro.
No último dia 6 de junho, foi publicado o decreto 3625/1 no Diário Oficial do Município, onde uma área de terras de mais de 200 mil metros quadrados foi desapropriada para implantação de políticas e programas de regularização fundiária e habitação de interesse social, tudo com recursos do Governo Federal. O lote de terras desapropriado abriga os loteamentos Flamboyant e a imobiliária que fez a incorporação e venda da terra,supostamente por dever tributos aos cofres do município, foi penalizada com a perda da titularidade da terra.
COMO COMEÇOU A INVASÃO

De acordo com os invasores, há alguns dias, numa reunião realizada na igreja de Santo Expedito, o prefeito Roberto Sobrinho (PT), mostrou o decreto e teria supostamente autorizado a invasão dos terrenos vazios, afirmando que quem não estiver morando na área, pode perder seu terreno para quem o ocupar efetivamente. ( VEJA VÍDEO)  

Dali para frente começou uma corrida desenfreada por lotes que estejam sem moradores, mesmo os que se encontram limpos e cercados. No local já houve princípio de tumulto e registros de ocorrência policial. Moradores afirmaram que não é uma invasão, já que no entendimento deles, o prefeito comprou a área e doou para os sem teto.

Segundo o presidente do bairro, Edicley Sandro, que de camisa vermelha e com uma pasta com o decreto municipal embaixo do braço, coordena as invasões da área que possui cerca de 600 lotes, o Ministério das Cidades já liberou o dinheiro para pagar a imobiliária, estando a verba oficial depositada na Caixa Econômica Federal.
Sandro também disse que todos os lotes devem ser ocupados até setembro, quando o prefeito Roberto Sobrinho estará novamente no bairro, na mesma igreja, em reunião com os mais de 500 moradores do local para efetivar a posse dos invasores.
Para o presidente do bairro, além do benefício de ganhar o lote, o prefeito também teria prometido isenção de IPTU para todos, além de inserção das famílias dos invasores no programa Bolsa Família do Governo Federal.  (VEJA VÍDEO)  

OUTRO LADO

De acordo com a secretária de regularização fundiária de Porto Velho, Fernanda Kopanakis, realmente houve a reunião na igreja Santo Expedito com a presença do prefeito Roberto Sobrinho, mas em nenhum momento, o chefe do executivo municipal autorizou ou induziu a invasão de terras.
Segundo Kopanakis, o processo de desapropriação do loteamento ainda está em trâmite, não tendo sido pago ao proprietário o valor correspondente a avaliação pericial. Em relação a situação de quem comprou terreno no loteamento e não mora no local, Fernanda deu duas sugestões: ou a pessoa passa a morar efetivamente no terreno, ou então, de posse de documentos comprobatórios de compra do terreno da imobiliária, se habilita no processo indenizatório para receber valor relativo a sua fração de terras. Caso contrário, o munícipe pode perder o investimento feito em detrimento aos invasores.
Em relação as promessas de IPTU gratuito e ingresso no programa Bolsa Família para os invasores e membros da Associação de Moradores, a assessora de comunicação da prefeitura, jornalista Fátima Alves, disse que não é promessa e sim um benefício que os cidadãos rondonienses têm direito, desde que se enquadrem no perfil socioeconômico que baliza o programa federal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS