Um abalo sísmico ocorrido em Lima, capital do Peru ontem, atingiu 7,5 graus na escala Richter e causou reflexos em Manaus, assustando os moradores do condomínio Portal da Cidade, na avenida André Araújo e de outros prédios próximos ao conjunto Morada do Sol, no Aleixo, zona leste.
Por volta das 20h de ontem, vários moradores foram surpreendidos com um tremor no edifício, fazendo com que mais da metade dos moradores saíssem de seus apartamentos e aguardassem o corpo de bombeiros em frente ao condomínio.
De acordo com uma moradora do 5º andar do edifício, a funcionária pública Silvia Viana, essa já é a terceira vez que acontece um tremor no condomínio. “Eu particularmente não senti o tremor. Eu percebi o tumulto e quando vi o carro dos bombeiros na frente do prédio, achei que se tratava de incêndio, por isso desci também”, disse a funcionária pública.
Mas para outro morador que preferiu não se identificar, os tremores foram sentidos ao ponto de deixar seus familiares tontos. “Tremeu tanto que os lustres lá de casa balançaram. Minha esposa estava dizendo que estava tonta. Quando a gente percebeu que se tratava de terremoto, descemos correndo. Só estou esperando acalmar um pouco, para pegar algumas roupas (ele estava de pijama), e ir me embora dormir na casa da minha mãe”.
O sargento do Corpo de Bombeiros, Jonatas Castro, que estava no comando da operação, informou que foram chamados para coordenar a evacuação dos moradores, mas quando chegaram, mais da metade dos condôminos já estavam fora de suas casas.
Os bombeiros fizeram uma avaliação rápida do edifício para verificar se houveram rupturas.
“Estamos verificando se houve danos a estrutura do edifício, mas quem poderá dizer de forma definitiva se o prédio foi prejudicado, é um engenheiro civil da defesa civil. A principio os moradores já foram liberados para voltarem para suas casas.”informou o sargento.
O sargento informou também que além desse chamado, os bombeiros receberam outros chamados semelhantes na zona sul e sudeste da cidade e também dos moradores dos prédios situados na Ponta Negra.