Milhares de trabalhadores em educação participaram de uma manifestação pública na tarde desta quarta-feira em Porto Velho. A categoria, em greve há 10 dias, fez uma passeata, que teve início em frente à Assembléia Legislativa, percorreu as principais ruas do centro da Capital, concluindo o percurso na Praça do Palácio.
A manifestação contou com a participação dos trabalhadores em educação da Capital, de caravanas do interior, do movimento estudantil e de representantes de vários setores da sociedade. A greve continua com adesão de mais de 70% da categoria em todo o Estado, até que as negociações sejam concluídas.
A categoria já tem assembléia marcada para esta quinta-feira, ás 16 horas, em todas as Regionais do Sintero, quando vai analisar a proposta apresentada pelos deputados, que consiste no seguinte: correção da lei da assiduidade até a primeira quinzena de setembro, com a finalidade de devolver a garantia da Gratificação de Incentivo ao Magistério; envio do projeto de unificação do Plano de Carreira dos trabalhadores em educação à Assembléia Legislativa até o mês de outubro; reposição salarial (estudo do percentual e apresentação da proposta); abono das faltas do período de greve; e elaboração de uma agenda de trabalho entre a comissão de deputados, SEDUC, técnicos do governo e representantes dos trabalhadores em educação, com a finalidade de encaminhar e resolver os itens da proposta.