A manifestação dos estudantes foi pacífica e os mesmos afirmam que queriam apenas conhecer o plenário, local em que são aprovadas as Leis. Policias militares, alegando Regimento Interno, retiraram os estudantes da Casa do Povo.
Um grupo de estudantes das escolas estaduais João Bento da Costa e Major Guapindaia se dirigiram nessa manhã de segunda-feira (13) para a Assembléia Legislativa do Estado do Rondônia em apoio a manifestação grevista dos servidores da educação, que teve início no último dia 06, deflagrada em todo estado.
De acordo com uma estudante do 2° ano da escola João Bento a ida dos estudantes da sua escola foi feita de maneira espontânea e sem nenhum tipo de pressão dos professores, realizada em comum acordo entre seus colegas até como forma não só de se solidarizar com a causa de seus mestres, mas também conhecer o Plenário da dita Casa do Povo.
O intento dos estudantes enfim não foi realizado porque policiais militares impediram a entrada dos estudantes alegando que no recinto, de acordo com Regimento Interno, não é permitido “baderna”. Os estudantes ouvidos pela reportagem se indignaram diante da “barração”, pois não era intenção deles causar “baderna” ou qualquer tipo de confusão, mas conhecer o local onde o povo acompanha a sessões plenárias dos parlamentares estaduais.
Um contingente da PM ficou no local para resguardar a segurança do local.
O deputado Neri Firigolo disse à reportagem que estará em reunião na tarde desta segunda-feira(13), junto com mais alguns deputados (inclusive da base governista) e membros do Sintero para estudar possibilidade de um acordo. “Vamos nos basear em documentos oficiais do Tribunal de Contas e do Governo e tentar chegar a um denominador comum. O resultado da reunião será levado ao conhecimento do governador amanhã”, explicou o parlamentar.