Como parte da programação da Festa Casarão ano VIII, o auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA foi o palco nesta quinta-feira, 26, 14h00, dos debates do 2º Seminário do Casarão com o objetivo de promover um amplo debate sobre a cultura em Rondônia e valorizar a cultura regional valorizando as potencialidades turísticas e o turismo de evento em Rondônia.
Durante a programação do evento, organizado pelo produtor cultural Vinícius Lemos, foram debatidos aspectos da cena musical rondoniense, com a participação de Rafael Altomar (Festival Beradeiros), Flávio Bruno (site FanRock), Nettu Regert, (Vilhena) e Janor Ferreira, (banda Suco di Nóis, de Porto Velho). A cena musical na região norte também foi tema do encontro com a participação Daniel Zen, (selo musical Catraia Records, do Acre), Paulo Lins (do selo Tum Tum Tum Music, de Manaus), Wander Longhi, (Vilhena) e ainda Vinícius Melo.
A Festa Casarão Ano VIII, é apenas um a das três festas programadas. A primeira foi realizada quinta-feira, 26, na Bigs Whiskeria; a segunda acontece nesta sexta-feira, 27, no Casarão histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, na Estrada da Cachoeira de Santo Antônio, no sábado, 28, a festa continua na Whiskeria.
Ainda no dia 27, a partir das 14h00 no auditório da FIMCA, continua o debate sobre a cultura local com a participação de jornalistas debatendo sobre a Imprensa e a cena musical. Na ocasião também será debatida a temática das políticas públicas e o rock, com Yanã Bhertoldo, do Espaço Cubo, de Cuiabá e no encerramento acontece exposição histórica sobre o Casarão.
Issac Ronaltti, parceiro de Vinícius Melo na organização do evento declarou que “a Festa do Casarão está na sua oitava edição e já é um evento que se consagrou em Porto Velho. Este ano estamos trazendo bandas do Rio de Janeiro, Goiânia, Amazonas, Acre assim como um grande número de bandas regionais, do interior e da capital”.
Issac destaca ainda que todas as bandas que participam do evento trabalham com material próprio, músicas compostas por estas bandas. “A qualidade da música em Rondônia, principalmente das bandas de rock evoluiu muito e por isso hoje conseguimos congregar um bom número de bandas produzindo material inteligente e de ótimo apelo”.
O jornalista Eduardo Mesquita, que também é vocalista de uma banda de pop/rock de Goiânia, veio participar e cobrir o evento para a revista Dinamite. “Para mim foi uma grata surpresa estar aqui em Porto Velho, ver a articulação do pessoal que é muito organizado que faz um trabalho sério, promovendo não apenas os shows com a apresentação de bandas de qualidade, sem esquecer de destacar os ótimos debates que acontecem deste quinta-feira aqui no auditório da FIMCA, que cedeu o espaço”, finaliza.
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho, que cedeu o auditório para o seminário afirma que a Instituição sempre que solicitada abre espaço para que a cultura local seja divulgada assim como os artistas que atuam em Rondônia. “A FIMCA está de portas abertas para acolher este importante debate sobre a nossa cultura, incluindo não apenas o folclore, a poesia, mas também o rock, tema deste seminário que acontece no Campus”.