Polícia realiza reintegração de posse na Fazenda Santa Elina

Polícia realiza reintegração de posse na Fazenda Santa Elina

Polícia realiza reintegração de posse na Fazenda Santa Elina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Está programado para ocorrer na manhã dessa terça-feira (22) a reintegração de posse da fazenda Santa Elina, localizado em Corumbiara, a 572 quilômetros de Porto Velho. O Batalhão da Polícia Militar de Vilhena está de prontidão para realizar a operação, que não tem horário certo para iniciar. Em contato com o Coronel PM Bonfim, nenhuma informação pode ser passada até o cumprimento do mandado de reintegração. Segundo Sandro Barbosa, do Movimento Agrário Popular (MAP) 17 pessoas estão acampadas dentro da fazenda, contrariando informações da LCP - Liga dos camponeses Pobres, de que há no local cerca de 60 famílias estariam acampadas. A fazenda Santa Elina está dividida atualmente em Água Viva, Nossa Senhora Aparecida, Maranatã e Santa Elina.
HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA
No dia 14 de julho de 1995, uma parte da fazenda Santa Elina foi ocupada por cerca de 600 famílias que montaram acampamento com barracos de lona e palha. Depois de vinte e cinco dias na esperança de ganhar um pedaço de terra dentro daquela área, na madrugada do dia 9 de agosto policiais e jagunços realizaram o que foi chamado de o “massacre de Corumbiara”, quando foram mortas 09 pessoas. Segundo consta no processo judicial, através de depoimentos de sobreviventes, homens foram executados sumariamente e mulheres foram usadas como escudos humanos, sendo que no longo processo de desocupação violenta do acampamento muitas pessoas foram torturadas e as barracas foram incendiadas.
LAUDOS CONTESTADOS
No último fim de semana, uma força tarefa composta agentes federais e funcionários do Ibama estiveram sobrevoando a fazenda Santa Elina para escanear a área e realizar uma nova vistoria em vista da contestação dos laudos que constam do processo 012.2008.001.412/3, que apresentou notas fiscais onde apontam que a fazenda é produtiva e teria produzido no ano de 2007, supostamente, cerca de 1000 toneladas de arroz, do tipo Primavera, conforme denúncia publicada com exclusividade no Rondoniaovivo.com no último dia 10 de junho. A denúncia foi feita pelo MAP, através de dois integrantes, Rose Gatti e Sandro Barbosa, que afirmaram que a fazenda Santa Elina não tem plantação deste porte para realizar uma produção dessa natureza em quantidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS