Uma operação surpresa de revista foi deflagrada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seapen) nesta quinta-feira (19) na Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro em Porto Velho. Cerca de 40 agentes penitenciários, dentre plantonistas e do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Seapen, iniciaram a operação às cinco da manhã nos Pavilhões A1 e A2, que culminou com a apreensão de celulares, carregadores, armas artesanais (“chunchos”), pequena porção de droga entorpecente e cachimbos utilizados para o consumo dos mesmos.
De acordo com o diretor-geral da Unidade Prisional, José Francisco Nascimento Filho, foram encontrados exatamente: 08 (oito) celulares, 05 (cinco) carregadores, 03 (três) cachimbos, 02 (dois) “chunchos”, 01 (uma) bateria de celular, 02 (dois) fones de ouvido de celular e porção de droga entorpecente.
O gerente do Sistema Penitenciário, Paulo Kakionis, destacou a resultado positivo dos trabalhos que teve o objetivo de coibir o uso de celulares e drogas pelos apenados na Penitenciária. “Esta é uma das operações de rotina que constantemente o Governo do Estado tem feito no Sistema Penitenciário para garantir o controle e a ordem necessários. É nosso dever garantir a segurança nos presídios, e por isso a fiscalização continuará sendo constante”, enfatizou.
Ação de Saúde
Na última quarta-feira (18) a equipe de técnicos da Gerência de Saúde da Seapen, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e do Lacen, concluíram os trabalhos de atendimento, coleta e vacinação junto à população carcerária da Penitenciária Ênio Pinheiro.
A ação de saúde visa traçar o perfil epidemiológico no sistema prisional da Capital. Na próxima semana a ação chegará à Penitenciária Edvan Mariano Rosendo e Colônia Penal.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Titular da Vara de Execuções fala sobre o direito de preso votar
*
Preso provisório votará nas eleições de 2008