O presidente da Agência Idaron, Lorival Amorim, apresentou nesta quarta-feira (27) o relatório final da campanha de vacinação contra a Aftosa 2007 em Rondônia. Segundo ele, o rebanho antes estimado em 11,494 milhões de cabeças sofreu redução de 520 mil, totalizando 10.971.554 cabeças, todas vacinadas e comunicadas até o final do último mês de maio.
“Vários fatores contribuíram para que a redução acontecesse, entre eles o baixo preço da arroba praticado pelas indústrias frigoríficas de Rondônia, que desestimula os produtores a investirem no setor. Isso faz com que a gente registre saída de muito gado vivo para Estados, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás”, explicou.
Lorival destacou que a campanha de vacinação foi sucesso absoluto graças à parceria com os produtores rurais, que atenderam ao chamamento do Governo para que Rondônia continue livre da Aftosa com vacinação. “Apesar do êxito, precisamos estar sempre vigilantes no que se refere à entrada de animais de outros Estados e, principalmente, da Bolívia, onde estamos desencadeando ações emergenciais na reestruturação física, pessoal e de frota para garantirmos mais segurança aos produtores rondonienses”, finalizou.