EM REFORMA - Funcionários de unidade de saúde municipal da zona Sul da capital trabalham na copa - Confira fotos
Atualizada às 10h
Na tarde de terça-feira (24), a reportagem do Rondoniaovivo.com recebeu a informação de que uma pessoa da área administrativa da Policlínica Manoel Amorim de Matos, zona Sul de Porto Velho, teria passado mal por calor excessivo na nova dependência, que atualmente funciona em uma copa da unidade de saúde Nova Floresta, situada na mesma zona da capital.
De acordo com um funcionário que não quis se identificar por medo de represália, uma parte do arquivo da policlínica está junto com o fogão, geladeira, ratos e baratas. Segundo o funcionário a sala-copa é tomada pelo cheiro de frituras e somando com o alto grau de calor chega a dar até enjôo nas pessoas que ali trabalham. Outro ponto importante é o aviso que funcionários colocaram no bebedouro, onde fica parte do pessoal do ambulatório, intitulado: "não use, com defeito água contaminada".
Na manhã de quarta-feira (25) a diretora da Policlínica Manoel Amorim de Matos, Elis Solange Alencar, disse que a obra de reforma da unidade de saúde teve seu início no mês de setembro de 2007 e o seu término estava previsto para novembro do mesmo ano, porém o cronograma do projeto não foi cumprido.
A Policlínica atende diariamente 400 a 300 pessoas com atendimento de urgência e emergência 24 horas, inclusive aos domingos. “A única dificuldade que a policlínica está passando é esta, ou seja, na infra-estrutura, mas fora isso nosso atendimento supre todas as necessidades dos nossos pacientes”, enfatizou a diretora, otimista com o trabalho.
ARQUITETO RESPONSÁVEL
Silvio Carvajal Feitosa, arquiteto que atualmente supervisiona as obras de reforma da unidade de saúde, disse que o cronograma do projeto não foi cumprido porque houve uma modificação na reforma e a obra teve que ser ampliada e houve uma renovação do prazo de entrega do projeto que será de 60 dias, após a retomada da obra que aconteceu no mês de junho. Entretanto, Silvio Carvajal ressaltou que a previsão do término será de no máximo 45 dias.
OBRA DE AMPLIAÇÃO
O projeto de ampliação da Policlínica tinha o prazo de 90 dias para ser concluído. O valor do total da obra é de R$ 109.398,98 (cento e nove mil reais, trezentos e noventa e oito reais e noventa e oito), tendo como recursos federais R$ 98.459,08 (noventa e oito mil reais, quatrocentos e cinqüenta e nove reais e oito centavos). Uma parceria entre Prefeitura de Porto Velho e Ministério da Saúde.