Secretário adjunto da SEJUS nega em coletiva maus tratos e alteração na comida dos presos do presídio “Urso Branco”

Secretário adjunto da SEJUS nega em coletiva maus tratos e alteração na comida dos presos do presídio “Urso Branco”

Secretário adjunto da SEJUS nega em coletiva maus tratos e alteração na comida dos presos do presídio “Urso Branco”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário adjunto Renato Eduardo de Souza da SEJUS (Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia) concedeu na manhã dessa quarta-feira (25) uma entrevista coletiva à imprensa para esclarecer supostos fatos que ocorreram no presído de José Mário Alves, o “Urso Branco”, e que foram denunciados na CPI da Carceragem, onde estaria havendo maus tratos a presos e alteração na comida com um produto chamado salitre (Nitrato de potássio), produto esse, segundo denúncia, que serve para controlar o apetite sexual dos presos e deixando assim os mesmos com menos fome. De acordo com o secretário adjunto essa denúncia abordada pela CPI, de que estaria sendo colocado salitre na comida dos presos, está fora de cogitação e que se trata apenas de boatos, ilações sem procedência de nenhuma contundência. “Ouvir falar é muito vago”, ressaltou Renato Souza. Conforme disse o secretário adjunto a comida do presídio “Urso Branco foi considerada pelo presidente da Comissão, o deputado Neucimar Fraga (PR/ES), uma das melhores do Brasil. Além do que, segundo Renato, a empresa que serve a comida aos detentos é terceirizada. Renato Souza disse também que deixa a disposição de quem quiser fazer o exame na comida que é servida.
MAUS TRATOS
Ao ser questionado pelos maus tratos aos presos, o secretário enfatizou dizendo que isso é um problema comum nos presídios onde ocorrem superlotação. “Não vou dizer que isso não exista, até porque existe uma superlotação, situação essa que ocorre em presídios de Rondônia e outros estados do país, o que acaba ocasionando desavenças entre os presidiários, mas eu garanto que existe todo um procedimento para evitar esse tipo de situação, ou amenizar, pois é feita uma vistoria em relação a isso, pois quando acontece esse tipo de violência tomamos todas as providências necessárias e o causador da situação é punido conforme o ato”, ressaltou o secretário adjunto.
HISTÓRICO
O fato relatado sobre as torturas e alterações na comida dos presos veio à tona no inicio desse mês de junho, quando a Comissão dos Direitos Humanos da OAB/ RO, mas precisamente o vice-presidente, Pedro Alexandre Assis Moreira, fez um pequeno relato das situações que passam no Presídio “Urso Branco”. De acordo com Pedro os presos estariam vivendo em péssimas condições humanas, sofrendo torturas e estaria tendo a sua alimentação alterada com o acréscimo de salitre na comida.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS