Alteração na Lei favorece pequenos empresários nas compras governamentais

Alteração na Lei favorece pequenos empresários nas compras governamentais

Alteração na Lei favorece pequenos empresários nas compras governamentais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De olho no conteúdo do Estatuto da Micro e Pequena Empresa que abre licitação para compras governamentais, a Federação da Micro e Pequena Empresa de Rondônia e o Sindicato da Micro e Pequena Indústria de Rondônia (Simpi) alerta aos micros e pequenos empresários para ficarem atentos aos editais de licitação. As compras até R$ 80 mil serão exclusivamente destinada para as micros e pequenas empresas e nos casos de compras de valores elevados, onde não podem competir, os órgãos e entidades contratantes poderão exigir a sub-contratação de micro e pequenas empresas de até 30% do valor total licitado, de serviços efetuados pelas médias e grandes empresas. As microempresas e as EPPs também terão preferência na contratação no caso de empate. Por isso, quando houver empate entre dois ou mais licitantes, a Administração deve, obrigatoriamente, optar pela empresa beneficiada pelo Simples Nacional. Estes são os principais, mas não os únicos benefícios concedidos para as microempresas e as EPPs nas licitações públicas e que facilitarão a sua participação nessa espécie de competição. A alteração é referente ao Capítulo V (acesso ao mercado) da Lei Complementar n° 123 de 14 de dezembro de 2006 e ao Decreto 6204 de setembro de 2007. De acordo com o presidente do Simpi, Leonardo Sobral, o sindicato vai fiscalizar o cumprimento da Lei. "Estamos instalando o Núcleo de Compras Governamentais com várias formas de atuação, com assessoria jurídica em todos os municípios de Rondônia e também em Brasília, com advogados à disposição dos micros e pequenos", informa. A assessoria jurídica em Brasília é uma parceria do Simpi com o Instituto Nacional de Defesa dos Empresários (Inademp), através de seu presidente Wilson Rascovit. O Núcleo de Compras Governamentais terá a coordenação geral da advogada Andiara Afonso Figueira. Além de proporcionar assessoria jurídica no caso de empresários se sentirem preteridos ou o não-cumprimento da Lei, o Núcleo vai fornecer informações com a realização de cursos através de parceria com o Sebrae e tirar dúvidas por telefone, e-mail e comunicação via internet em período comercial integral. Na questão do Pregão Eletrônico os micros e pequenos empresários terão à sua disposição no Simpi, 13 computadores com um técnico de informática e estrutura para realizar as pesquisas referentes aos editais das compras governamentais. Andiara esclarece, que através do Ministério do Planejamento houve curso de certificação sobre compras governamentais e que a instituições assim como os técnicos estão certificados. "Essa nova legislação vai fomentar a compra pelas pequenas empresas e com isso certamente haverá novos empregos e mais distribuição de renda, fora o fato de que o governo fatalmente irá comprar mais barato e com mais qualidade", avalia. No jornal "O Licita Certo" os empresários terão acesso aos editais de licitação de todas as prefeituras, do governo estadual e federal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS