A majoração da gratificação por cargos de direção superior (CDS) exercidos pelos comandantes de batalhões, companhias independentes e grupamentos pertencentes à Polícia Militar do Estado, foi solicitada na Assembléia Legislativa, pelo deputado Wilber Coimbra (PSB) ao governo estadual. “Considerando a defasagem salarial vivenciada pelos militares do Estado, fazendo com que os mesmos vivam em situação financeira extremamente delicada, pode-se considerar que muitos iriam se prontificar a assumir responsabilidades, possibilitando ao Chefe do Executivo, uma melhor seleção entre vários voluntários, dos que irão se responsabilizar pelo comando dos batalhões, companhias e agrupamentos pertencentes à Polícia Militar”, alertou.
De acordo com o deputado, ao assumir o comando de algum batalhão, companhia independente ou grupamento pertencente à Polícia Militar, esse profissional chama para si grande responsabilidade, respondendo pelas ações executadas pela OPM em que é gestor, podendo ser responsabilizado por alguma operação militar que trouxer resultados negativos para a instituição. “Essa gratificação vai motivar esses profissionais a assumir tais responsabilidades, considerando a tamanha complexidade de operações que eles acabam tendo que comandar, como as reintegrações de posse e conflitos agrários”, observou.
Além desses problemas, disse Wilber, vale salientar apenas como ponto de referência ou de comparação, que o comandante da Companhia Independente da Polícia Militar do município de Jaru, possui sob sua responsabilidade o policiamento dos municípios de Machadinho, Gvernador Jorge Teixeira, Theobroma e Vale do Anari, como também os distritos de 5º BEC e Tarilândia. “Esse dado torna-se assustador se considerar que essas mesmas localidades possuem três delegados de polícia civil à disposição e que a remuneração para esses profissionais é infinitamente maior que a do comandante daquela companhia”, afirmou.
Nova Londrina
O deputado também solicitou do Poder Executivo, a aquisição de um computador com impressora para atender às necessidades do 5° GP. PO/2° BPM no distrito de Nova Londrina. “Tal equipamento será útil para subsidiar, através do fornecimento de informações, as decisões dos comandantes daquela unidade, além de manter quadros estatísticos acerca de índices de criminalidade, bem como facilitar a operacionalização administrativa daquele grupamento de Polícia Militar. O uso da informática visa melhorar a qualidade dos trabalhos realizados na Unidade Policial, bem como viabilizar consultas nos bancos de dados da Polícia e parceiros via internet”, justificou.