O professor Marcelino da Silva Cavalcante, da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), participou recentemente no Palácio das Convenções da Cidade de Havana, em Cuba, do XII Congresso da Sociedade Cubana de Enfermagem, com o lema “Humanizar na arte de cuidar”.
O encontro reuniu profissinais das melhores instituições de ensino superior dos cinco continentes. Enfermeiros, médicos, professores, especialistas, antropólogos, psicólogos, juristas, sociólogos e técnicos debateram amplamente os desafios da enfermagem.
O congresso teve como objetivo lançar uma mensagem ao mundo sobre o carácter social e humano da profissão e mostrar aos cinco continentes a dimensão do ensino de enfermagem. Discutiu-se o processo de humanização, a organização do trabalho, o tratamento interdisciplinar dos problemas dos pacientes, os conflitos éticos, a qualidade assistencial e a concorrência relacional e emocional no inter-relacionamento entre paciente, família e profissional da enfermagem.
O ciclo de debates centrou-se nos seguintes temas: reflexões e experiências sobre humanização no mundo da saúde; humanização e tecnologia avançada; relacionamento de ajuda e cuidados da enfermagem como instrumento de humanização; stress e o burn–out em enfermagem; o duelo desde a perspectiva da enfermagem; atenção de enfermagem no paciente incapacitado; o uso do doente terminal nos cuidados primários de saúde; os dilemas éticos na atenção do paciente com tratamento paliativo; o papel da enfermeira num serviço de oncologia pediátrica; e, educação de valores para alcançar excelência nos serviços de saúde.
Especializado em antropologia da saúde, o professor Marcelino da Silva Cavalcante, que representou no encontro realizado em Cuba a Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, é membro do Conselho Federal de Enfermagem. Segundo o educador, a Facimed é uma instituição construída com bases sólidas, que, ciente de que o mercado exige velocidade na atualização profissional, investe na qualidade de sua equipe. A participação do educador no congresso em Cuba trouxe experiências inovadoras para o curso de enfermagem da instituição.