Vários representantes de sindicatos do estado filiados à CUT, Força Sindical e movimentos estudantis reuniram-se no plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), durante a sessão da tarde desta terça(12), para protestar contra a criação da CPI que vai investigar ações de isonomia do Sintero, aprovada pela Casa e divulgada no Diário Oficial desta terça(12).
Os manifestantes levaram faixas contra açãos dos parlamentares, apitos embalagens de marmitex para provocar o deputado Miguel Sena(PV). Entre os gritos, pediam a instauração da CPI do marmitex. A sessão foi suspensa durante a manifestação.
De acordo com Itamar Ferreira, presidente da CUT/RO, a criação da CPI é incostitucional. “Isso não existe no Brasil. Essa é a primera CPI criada para investigar os atos de um sindicato. A constituição, garante a autonomia dos sindicatos”, disse. O presidente afirma que as pessoas que estavam presentes na Casa de Leis pertencem a vários sindicatos, entre eles sindicatos de vigilantes, do judiciário, entidades estudantis, ente outros. Porém não foram identifados professores na manifestação.
O deputado do PT Ribamar Araújo, entrou com um recurso para que a Mesa Diretora retroagisse e evitasse a continuação da criação da CPI,até que seja denifida a sua constitucionalidade ou não. De acordo com Itamar Ferreira, o recurso nem foi analisado pela Mesa.
Ribamar Araújo, afirma que os deputados não têm poder de polícia ou dos promotores do Ministério Público. O deputado afirma também que os membros da Casa não têm capacidade para investigar e identificar atos irregulares do Sintero.
“Não sou contra a investigação. Mas acho que isso não cabe à Casa apurar. Não acredito em CPI’s pois no meu entender elas acabam perdendo sua finalidade. Em muitos casos, só servem de promoção pessoal, achaques e barganha”, disse o deputado.