Vítimas de Corumbiara iniciam arrecadação para viajar à Brasília

Vítimas de Corumbiara iniciam arrecadação para viajar à Brasília

Vítimas de Corumbiara iniciam arrecadação para viajar à Brasília

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Organizados pelo Comitê das vítimas de Santa Elina, as centenas de famílias que viveram o conflito que ocorreu no dia 09 de agosto de 1995, na fazenda Santa Elina, município de Corumbiara/RO, iniciaram uma campanha para arrecadar recursos entre estudantes, sindicatos, entidades sociais para que possam se dirigir até Brasília e lá organizar um acampamento para reivindicar as indenizações de todos os envolvidos no conflito. Um ato realizado na Universidade Federal de Rondônia, Unir, na manhã do dia 11 de junho contou com dezenas de estudantes, professores e personalidades. Dentre elas destaca-se o Sociólogo Clodomir de Moraes, conhecido por ser uma das lideranças dos anos 50 das Ligas Camponesas, que tornou-se a maior experiência camponesa da história brasileira. Dentre as diversas personalidades e entidades que compuseram a mesa de Abertura do Ato, estava o Sindicato Nacional dos Docentes, regional Norte I (Andes), o - Sindicato dos Técnicos da Unir (Sintunir), Centro Acadêmico de Pedagogia, lideranças do acampamento Flor do Amazonas, oMovimento Estudantil Popular Revolucionário e a Vice-Reitora da Unir (MEPR), professora Maria Ivonete Barbosa Tamboril. O evento marca uma série de iniciativas que o comitê das vítimas pretende fazer em Porto Velho, com o intuito de angariar recursos para que possam permanecer em Brasília para reivindicar as indenizações. O Ato ecoou na Unir, onde um conjunto de professores e estudantes, bem como a administração superior daquela Universidade comprometeram-se em não poupar esforços em solidariedade aos camponeses. No ato também esteve Wenderson Francisco dos Santos, o Ruço, camponês membro da Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia, que estava encarcerado a anos sob a acusação de crime que não havia cometido. Wenderson, foi inocentado em abril e veio agradecer o apoio dado por professores, técnicos e estudantes da Unir. Os membros do Comitê das vítimas, juntamente com Ruço, pretendem visitar os órgão de imprensa de Porto Velho, para divulgar suas ações
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS