Amazonas - Tornado no Pará pode produzir ventos de até 115 km/h

Amazonas - Tornado no Pará pode produzir ventos de até 115 km/h

Amazonas - Tornado no Pará pode produzir ventos de até 115 km/h

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um tornado com duração aproximada de oito minutos se formou na manhã de ontem (10), em Santarém, no Pará. Apesar de assustar moradores da região, o fenômeno não deixou feridos nem causou danos materiais. O chefe da divisão de meteorologia do Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Belém, Bernardino Simões Neto, disse ao G1 que esse tornado pode ser chamado de tromba d'água por ter ficado principalmente sobre o rio Tapajós. Segundo ele, a intensidade do tornado alcançou a classificação F0 na escala Fujita, que vai até 5. Nessa classificação, o fenômeno apresenta ventos intensos entre 65 e 115 km/h e largura de 3 a 20 metros. Calor e umidade - Esses fenômenos são provenientes de nuvens convectivas, formadas por muita umidade e calor excessivo. A formação dessas nuvens estão associadas a vários fenômenos, desde granizo até nuvens funil, que viram tornados ao tocar a superfície terrestre, afirma Simões Neto. De acordo com o meteorologista, são fenômenos difíceis de serem previstos. - Além de ser difícil de prever, é rara a ocorrência desse fenômeno na região Amazônica. Por ser uma área pouco povoada, não temos muitos registros nos últimos 30 anos, disse Simões.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS