Pesquisa Brasmarket aponta insatisfação da população de Porto Velho com prefeitura petista
Levantamento avaliou atributos pessoais e a gestão dos prefeitos da Região Norte
A prefeitura de Porto Velho não venceu em nenhuma das categorias na avaliação de gestões públicas municipais feita pela Brasmarket/DCI, de São Paulo. O estudo avaliou os atributos pessoais e as administrações dos prefeitos de Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM) e Palmas (TO).
A administração vencedora foi eleita a partir das médias obtidas por cada gestão na opinião dos 4.200 moradores entrevistados, que avaliaram entre 20 e 25 de abril seis áreas pessoais (excelência política) e 27 setores públicos (excelência administrativa).
Ao que tudo indica, o prefeito de Porto Velho prefere paparicar o recém diplomado Acir Gurgacz, candidato derrotado ao senado que tenta no tapetão tomar a vaga de Expedito Júnior, do que resolver os problemas, que não são poucos, da Capital.
EXCELÊNCIA ADMINISTRATIVA
Na pesquisa da Região Norte, sobre a excelência administrativa, que aborda 27 setores públicos, Belém bateu as demais capitais, inclusive Boa Vista, e obteve as melhores avaliações em 11 categorias. Mais de 81% da população citou uma ou mais obras municipais. Mais de 60% estão satisfeitos com a qualidade da merenda escolar, com o estado de conservação e iluminação das vias públicas e com o setor de habitação. Metade dos entrevistados também aprova o transporte coletivo, a manutenção de bueiros para prevenção de enchentes e a cortesia da guarda municipal.
Boa Vista, capital de Roraima, ficou em segundo lugar, vencendo em nove categorias e empatando com Belém no quesito "limpeza de vias públicas" e com Palmas no item "opções de cultura, lazer e esportes", com mais da metade da população satisfeita em ambos os critérios. Boa Vista também obteve boas avaliações nos quesitos "ampliação do asfalto", com 51% de aprovação, e "preparo dos professores", com 59,1%.
Palmas venceu em quatro categorias com altas porcentagens de satisfação. Mais de 72% aprovam a qualidade da água e, 77,4%, a coleta de lixo residencial. A capital do Tocantins também levou nos quesitos "estrutura das escolas municipais" e "cortesia no atendimento em postos de saúde", com 63% e 50% de aprovação respectivamente.
A capital do Acre, Rio Branco, ganhou no item "conservação do asfalto em vias públicas", com mais da metade da população satisfeita. Além de Porto Velho, Manaus e Macapá não venceram em nenhuma categoria.
EXCELÊNCIA POLÍTICA
Na pesquisa sobre excelência política, que avalia o desempenho pessoal do gestor em seis aspectos, o prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio de Souza (PPS), de 55 anos, foi o mais bem avaliado quanto à capacidade pessoal e de comando, com 53% de aprovação. Quase metade da população está satisfeita com seu empenho no combate à corrupção e 54,4% o consideram simpático.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), de 52 anos, venceu em duas avaliações. Obteve 6% de aprovação no item "emprenho no combate ao desemprego e incentivo ao progresso e desenvolvimento do município" e 56,1% quanto à sensibilidade social.
Os prefeitos de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT), Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), Macapá, João Henrique Rodrigues Pimentel (PT), Manaus, Serafim Corrêa (PSB), e Palmas, Raul de Jesus Lustosa Filho (PT), não venceram em nenhuma categoria.
Os dados completos da pesquisa não foram divulgados pela Brasmarket/DCI.