Incra afirma que fazenda Santa Elina é produtiva e que vítimas foram atendidas

Incra afirma que fazenda Santa Elina é produtiva e que vítimas foram atendidas

Incra afirma que fazenda Santa Elina é produtiva e que vítimas foram atendidas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Incra afirma que fazenda Santa Elina é produtiva e que vítimas foram atendidas Vistoria realizada por técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia no final do ano passado declarou o imóvel Fazenda Santa Elina como patrimônio privado produtivo e cumpridor das leis ambientais e do trabalho, portanto, impassível de desapropriação ou retomada pela autarquia. Contudo, conforme divulgado pela imprensa e relatado por lideranças camponesas em fax enviado à superintendência de Rondônia na última quinta-feira (15), a fazenda, palco de confronto em 1995, é novamente alvo de pretensão por 200 famílias de trabalhadores rurais sem-terra para fins de reforma agrária. Para o Incra, a situação da ampla maioria dos trabalhadores vitimados no conflito de Corumbiara foi solucionada com a criação dos assentamentos Guarajus, Américo Ventura, Rio Branco, Santa Catarina, Santa Catarina expansão e Lagoa Nova, que assentaram 621 famílias. Restariam somente 50 famílias com perfil ainda não assentadas, segundo informou o Comitê das Vítimas em visita do ministro dos Diretos Humanos ao estado no ano passado. Tais famílias já fazem parte do cadastro do Incra e aguardam o andamento dos processos envolvendo mais de 135 mil hectares, onde o órgão planeja criar assentamentos esse ano. O Incra informa, ainda, que previu no orçamento desse ano a recuperação da infra-estrutura dos assentamentos de Corumbiara, Cujubim e Theobroma, onde vivem as vítimas. Já as indenizações, antiga reivindicação das famílias, dependem de ação do governo do estado. VEJA TAMBÈM: *- Incra entrega contratos de concessão de uso em assentamentos *- EXCLUSIVO - Dissidência entre assentados do “Flor do Amazonas” pode prejudicar apuração policial de ataque criminoso - Confira os vídeos *- Sem Terras recebem autoridades para esclarecer crime que desabrigou dezenas de famílias
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS