Instituições discutem melhorias no atendimento a crianças vítimas de violência sexual

Instituições discutem melhorias no atendimento a crianças vítimas de violência sexual

Instituições discutem melhorias no atendimento a crianças vítimas de violência sexual

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Representantes de instituições que compõem a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes expuseram experiências e discutiram melhorias no atendimento a meninos e meninas vítimas do crime, durante seminário que visou o fortalecimento dos profissionais envolvidos na área, realizado no auditório do Ministério Público de Rondônia, nesta sexta-feira (16), em Porto Velho. Judiciário, Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Projeto Acolher, Conselho Tutelar, Hospital Infantil Cosme e Damião e Ministério Público de Rondônia divulgaram ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, como forma de facilitar a verificação de pontos que podem ser aprimorados no trabalho de defesa e acompanhamento das vítimas. Durante o painel, o Juiz Álvaro Kalix Ferro destacou a iniciativa inédita do Estado de Rondônia de criar, por resolução, a Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente, da qual é titular. Ele ressaltou que tão logo a Vara foi criada notou-se a necessidade de estruturá-la com um trabalho interdisciplinar, realizado com a ajuda de uma psicóloga e assistente social, que prestam atendimento aos meninos e meninas, antes destes serem ouvidos em juízo. “A Vara não se resume a julgar o réu. Também se preocupa em encaminhar a vítima a tratamento oferecido por órgãos competentes”, disse. O Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcelo Lima de Oliveira, relatou o trabalho do Ministério Público na defesa de crianças e adolescentes submetidos à violência sexual. Ele lamentou as dificuldades na rede de atendimento, citando como exemplo a rotatividade de profissionais que atuam em projetos de acolhimento e tratamento deste público. O painel fez parte da programação do 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento, que se estendeu por toda a sexta-feira, foi encerrado com a apresentação do livro “Passou do Limite”, de autoria de Vera Mazarotto, que sofreu violência sexual por parte de um familiar, durante a infância.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS