Amazonas - Proteínas podem revelar meio de infecção da malária

Amazonas - Proteínas podem revelar meio de infecção da malária

Amazonas - Proteínas podem revelar meio de infecção da malária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cientistas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estudam as funções das proteínas do intestino do mosquito para desvendar como o parasita chega à corrente sanguínea do vetor. O pesquisador Edmar Vaz de Andrade, doutor em biologia molecular e membro do Laboratório de Tecnologias de DNA, da Ufam relaiza, desde 2005, uma pesquisa destinada a entender as proteínas que agem no intestino do mosquito Anopheles darlingi, principal vetor da malária. Transmissão O mosquito pica o hospedeiro infectado com o parasita – o plasmódio – e o mesmo deve atravessar a barreira intestinal em direção à corrente circulatória do mosquito. Entender como o parasita chega à hemolinfa (se nos mamíferos chamamos sangue, nos invertebrados o fluido que tem a mesma função chamamos de hemolinfa) é o X da questão. Hipótese A hipótese levantada pelo pesquisador é que existe uma série de proteínas que ora facilitam essa ‘contaminação’ ora dificultam, é o caso em que o plasmódio permanece dentro do órgão e, sem poder chegar às glândulas salivares (por onde o contágio acontece), a infecção não tem progresso. Para estudos em nível de proteoma, é importante que o laboratório já tenha iniciado os trabalhos em nível de genoma. Um completa o outro. A diferença está no nível de especificidade com a qual poderemos estar trabalhando a informação, explica o pesquisador. Análises proteomicas dão mais precisão e certeza no trato com os dados. Por meio delas, é possível identificar quais proteínas são expressas pelo organismo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS