O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (10), em Porto Velho, a 3ª reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).
O objetivo do encontro foi discutir ações em saúde e responsabilidades de atuação. A CIB reúne os gestores das esferas estadual, representado pela Sesau e dos 52 municípios pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde.
“A CIB é um espaço permanente de discussão, pactuação e decisão entre os gestores.
A comissão delibera políticas de saúde e viabiliza parcerias na realização de ações e serviços. Sua importância, envolve ainda, a definição de responsabilidade do atendimento. Os de alta complexidade de obrigação do Estado e os de baixa dos municípios”, explicou Milton Moreira, secretário da Sesau.
Expansão de equipes de saúde da família,/b>
Na reunião, os gestores discutiram pautas como: atendimentos em hanseníase e tuberculose nos municípios, prioridades em vigilância em saúde, descentralização dos programas de medicamentos e central de transplantes.
Também foi debatido ações de exames de rotina do pré-natal, expansão do cartão SUS e campanhas de vacinação de poliomielite e de idosos.
“Outro ponto importante é o trabalho para a expansão de equipes de saúde da família para os municípios. O objetivo é atender Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, Urupá, Vale do Anarí, Nova Brasilândia e Buritís.
A administração estadual apresentou a normativa para qualificação de agentes de saúde da família e da saúde bucal”, disse Milton Moreira.