Matéria atualizada às 10h00 para correção de informação
O deputado estadual Marcos Antônio Donadon foi condenado no início da tarde dessa segunda-feira (05) a 19 anos de prisão por formação de quadrilha e desvio de recurso público. O julgamento ocorreu no Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia, na capital, e teve início de manhã, encerrando por volta das 13h00, com o veredito.
Donadon teve como advogados Edmundo Santiago e Romilton Marinho.
HISTÓRICO
O Tribunal de Justiça de Rondônia já havia condenado Marcos Donadon, ex-presidente da Assembléia Legislativa (ele ficou na presidência da ALE/RO nos anos de 1995/97 e 1997/99), e mais oito servidores da Casa pelo desvio de dinheiro público. Segundo a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, Marcos nomeou um elevado número de pessoas para cargos de confiança na Assembléia, sendo que a maioria era “funcionário fantasma”.
O Ministério Público acrescentou que esses funcionários fantasmas eram ligados diretamente a Marcos, sendo que alguns eram empregados dele em propriedade agrícola, e outros eram empregados na chamada Fundação Donadon. Muitos desses “funcionários” sequer sabiam que estavam cadastrados na Assembléia Legislativa como servidores, pois acreditavam ser funcionários de César Segantini, cunhado de Marcos. “Os pagamentos eram controlados por singelas papeletas manuscritas, algumas delas apreendidas na casa de César Segantini”, relatou a ação civil pública.
Segundo denunciou o Ministério Público, a remuneração de vários “comissionados fantasmas” era desviada para uma conta bancária particular, pertencente a Celso Carneiro Gomes. Posteriormente, os valores eram sacados, entregando-se aos comissionados apenas uma pequena parte do valor constante na folha de pagamento. O restante seria embolsado pelos irmãos Marcos e Natan Donadon e pelo cunhado César Segantini. O processo contra Marcos Donadon foi suspenso por decisão da Assembléia Legislativa de Rondônia.
Os irmãos Donadon são acusados de envolvimento no desvio de cerca de R$ 3,5 milhões na Assembléia Legislativa de Rondônia.