O Governo do Estado deu início nesta segunda-feira (30) ao curso de capacitação de agentes penitenciários emergenciais e efetivos do Pólo de Ariquemes. A solenidade de abertura aconteceu às 7:30 hs na Faculdade Fama, com a presença de autoridades do município, tais como o prefeito Confúcio Moura, o juiz da Vara de Execuções Penais, Arlen José Silva de Souza, e a deputada estadual Daniela Amorim. A abertura do curso foi presidida pelo novo coordenador técnico da Secretaria de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen), Renato Eduardo de Souza, que na oportunidade representou o secretário Gilvan Cordeiro Ferro.
De acordo com informações da Escola Penitenciária de Rondônia, responsável pela execução da capacitação, cerca de 85 agentes penitenciários participarão do Curso em Ariquemes. “Conforme divulgado na abertura da primeira turma iniciada no último dia 16 em Guajará-Mirim, os servidores receberão noções de matérias relacionadas às atividades exercidas no Sistema Penitenciário, tais como Gerenciamento de Crise, Legislação, Ética, Procedimentos Padrões das Práticas Penitenciárias, e várias outras”, explicou a diretora da Escola, Orlene Carvalho.
O secretário, Gilvan Cordeiro Ferro, destacou neste final de semana o papel do Governo do Estado em capacitar todos os servidores penitenciários do interior. “O operador do Sistema Prisional quando atua com conhecimento e destreza age com mais responsabilidade e eficiência, proporcionando assim, maior embasamento na rotina das atividades penitenciárias. Este é o objetivo do governador Ivo Cassol, dotar o servidor de meios para atuarem nesta área tão delicada que é a questão prisional”, ressaltou.
No total, serão 1.260 agentes penitenciários lotados nos municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Ariquemes, Machadinho, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta, Santa Luzia do Oeste, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé, Costa Marques, Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras a serem atingidos pelo curso de capacitação da Escola Penitenciária de Rondônia.