QUEDA LIVRE
Quem te viu e quem te vê. A frase encaixa com o atual estágio do Ji-Paraná, maior campeão do Estado de Rondônia. Faltando três rodadas para o término da fase classificatória do Campeonato Rondoniense - que apontará os quatro clubes semifinalistas - o Azulino é o único dentre os sete a já estar desclassificado por antecipação. Que presentão à sua torcida, hein !! E o pior pode estar por vir: O Ji-Paraná (6 pontos) é sério candidato ao rebaixamento. Se não abrir os olhos, rebaixa mesmo. O lanterna Pimentense possui 4 pontos e três jogos a realizar. Um deles, justamente contra o Ji-Paraná, na última rodada, no município de Pimenta Bueno. O Ji-Paraná só jogará duas vezes.O Genus é o terceiro na lista dos ameaçados à Segunda Divisão de 2008.
INCONFORMISMO
Torcida do Corinthians não se conforma com a vitória do Náutico, 2x0, no Pacaembu, quinta-feira, O clube alvirrubro tomou a vaga à próxima fase da Copa do Brasil, deixando o Timão a ver navios! A revolta da torcida traduz o efeito natural de ver o time acostumado a perder para o São Paulo, freguês de caderneta, e não para o Náutico. Desta forma, realmente a torcida paulista estranha. Em tempo: dizem que nas vésperas do jogo São Paulo e Corinthians os jogadores do Tricolor compram fiado, por antecipação, só esperando o bicho do dia seguinte. Voltando ao Náutico, quer queiram ou não, é um dos grandes clubes do futebol brasileiro.
CONFIADO
Bem feito para o novo técnico do Corinthians, Paulo César Carpegiani. Gaiato e confiado, Ele parece estar ainda com a cabeça no Paraguai, ou outro País, fora do Brasil mesmo. É muito desaforo lançar alguns garotos no time profissional da equipe, como Lulinha, Allisson e Everton, numa partida de suma importância que valia vaga às quartas-de-final da Copa do Brasil. Desprezou o representante pernambucano e se deu mal. Entrou pelo cano. Agora, o Timão só poderá esfriar a cabeça quando voltar a campo, no próximo dia 13 de maio, quando enfrentará o Juventude, na estréia do time no Brasileirão. Mas pode também ser outra dor de cabeça !!
LEÃO POR GALLO
O futebol tem algo no imaginário ligado ao mundo dos animais e ao jogo do bicho. Vejamos por exemplo uma manchete recente de jornal de Pernambuco: "Sport troca Gallo por Leão", referindo-se à mudança de treinadores. Gallo foi para o Inter, e Emerson Leão cotado para assumir o também Leão da Ilha. Clubes e mais clubes ganham o carinhoso apelido animal. O Amapá Clube é a zebra; o Fortaleza, Remo e Sport carregam o símbolo do leão. O Atlético de Alagoinhas é o carcará; O Sousa (PB) é o dinossauro: O Treze, Atlético Mineiro, galo; O Criciúma é o tigre; Em Rondônia tem a raposa Tem bicho pra todo gosto, inclusive o jacaré de Brasília, como é chamado o Brasiliense.
** R Á P I D A S ***
Luz vermelha no fim do túnel para Pimentense, Ji-Paraná e Sport Genus. Um dos três cairá para a Segunda Divisão Rondoniense*** A partida deste domingo do Sport Genus contra o Pimentense pode representar a última chance de permanência do clube na Primeira Divisão. Isso dentro da lógica do que vêm apresentando os clubes até aqui. A gente sabe do dinamismo do futebol e que, às vezes, o que é de manhã já não é de noite. Porém, pelo andar da carruagem, esse jogo no estádio Aluizão é decisivo, para ambos os lados *** Se o Genus perder correrá sério risco de cair no abismo da Segundona *** Como também pode perder todas e sobreviver, dependendo dos confrontos dos adversários Ji e Pimentense *** Seus últimos compromissos serão com o Ji-Paraná, concorrente direto, fora de casa, e o invicto Ulbra *** O empate domingo é um ótimo negócio em termos de garantir-se na Primeirona *** Se for mais afoito vira a moeda: Uma vitória do Genus conservará as esperanças de ainda brigar por uma das quatro vagas às semifinais, restando apenas três rodadas*** Estão garantidos matematicamente às semifinais o Jaruense (23 pontos); Ulbra (21) e Cacoalense (14). A última vaga é disputada por Vilhena (13) e Genus (10), e Pimentense(4). Este último, mesmo que por um fio de cabelo pois possui 4 pontos, ainda disputará mais 9 pontos em três jogos. Porém, dependeria de tropeços dos concorrentes *** Na parte de baixo da tabela pela ordem na luta para escapar da degola está, portanto, o trio mosqueteiro formado por Genus (10), Ji-Paraná (6) e Pimentense (4 pontos) *** Na realidade, a coisa está muito embolada em termos de descesso. Nas últimas rodadas, os três ameaçados se enfrentam mutuamente nos chamados jogos "matar ou morrer" *** Marcelo Altino, técnico conhecido do futebol rondoniense e do Norte em geral, estreou quinta-feira no comando do São Francisco. O time não vencia há 12 jogos. Foi uma festa e tanto. "Lavou a alma" ao bater o Vasco, por 3x2 pelo Campeonato do Acre *** Lembrete aos corintianos: O Náutico subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro, faz tempo! é companheiro do Coringão. E vão se encontrar novamente em 2007 *** Coluna publicada simultaneamente no www.oesporteaovivo.com ***