MANAUS - Aproximadamente 30 mil consumidores ficaram sem energia elétrica por, pelo menos, uma hora ontem à noite, depois que uma parte da subestação da Manaus Energia localizada na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, pegou fogo.
Um curto-circuito em um dos quatro cubículos de alimentadores da subestação gerou um incêndio no equipamento por volta de 21h30 de ontem. O fogo foi controlado pelos bombeiros em cerca de 15 minutos. Ninguém ficou ferido.
O diretor-presidente da Manaus Energia, Willamy Frota, disse que o equipamento que pegou fogo é o mais simples da subestação, com potência de 13.8 KVA, e responsável pelo abastecimento de parte das zonas Oeste, Centro-Oeste e Centro-Sul de Manaus.
Bairros como Ponta Negra e Compensa, na zona Oeste, Alvorada e Dom Pedro, na zona Centro-Oeste, Chapada e Flores, na zona Centro-Sul, tiveram o fornecimento de energia interrompido com o curto-circuito.
O coordenador da ação do Corpo de Bombeiros, aspirante José Wilson, disse que cinco viaturas com 20 bombeiros participaram do combate ao fogo. “Assim que chegamos e começamos a combater, o fogo cedeu. A parte de resfriamento do equipamento demorou um pouco, por causa dos cabos subterrâneos da estação”, explicou.
As chamas atingiram cerca de dez metros de altura, segundo Wilson. Mais de dez mil litros de água e 120 litros de espuma foram utilizados no combate ao fogo.