REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Neodi adia Audiência Pública para se inteirar da realidade fundiária de Rondônia
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC) decidiu, durante reunião com o presidente do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa), José Vidal Hilgert transferir a audiência pública para tratar de questões fundiárias de Rondônia para o dia 14 de junho. Até esta data o Fefa pode conseguir, junto a Idaron, o número exato de propriedades rurais documentadas em Rondônia.
Por determinação do governador Ivo Cassol (PPS), os escritórios da Idaron, durante a campanha da Aftosa, ficarão incumbidos de perguntar no ato do cadastro da vacina, se o produtor tem documento da propriedade. De acordo com José Vidal, o produtor tem que informar até o dia 22 de maio se o gado foi vacinado. “Com isso vai ser possível até a data da audiência ter esses dados. Creio que poderemos ter levantamento de pelo menos 93% das propriedades rurais do estado”, ressaltou.
O presidente Neodi Carlos salientou que cerca de 85% das áreas rurais do Estado são de pequenas propriedades. “O governo do Estado precisa criar urgentemente a Secretaria Fundiária para regularizar as terras de Rondônia. Está chegando a era da cana-de-açúcar, do diesel e etanol e as terras do Estado precisam estar regularizadas”, afirmou.
Neodi Carlos disse que faz questão da participação do Fefa nessa audiência pública. Para José Vidal, essa é a melhor bandeira que o presidente Neodi Carlos poderia levantar. “Fazemos questão de participar dessa audiência, que vai representar um avanço muito grande no Estado”, destacou.