O Projeto de Turismo Caminho das Águas, do Sebrae, em parceria com as prefeituras de Vilhena, Cacoal e Pimenta Bueno, além da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), encontra-se em ritmo acelerado. Além das ações pertinentes a demandas por consultorias, diagnósticos e realização de eventos no território da rota, acontece neste sábado e domingo, na comunidade de Porto Rolim do Guaporé, o curso de agente ambiental voluntário.
Com o curso, 37 membros da comunidade estarão prontos para exercer a função. Os participantes serão nomeados, pelo governo estadual, agentes ambientais, e terão a função de monitorar o território da região.
O curso é uma das ações estruturantes para que o turismo na comunidade se desenvolva de forma sustentável.Outra ação de extrema relevância para o turismo sustentável, em especial no segmento da pesca esportiva (pesque e solte), foi a proibição da pesca profissional no rio Guaporé, no trecho entre o Acurizal e Pedras Negras, lei que teve origem em função de um abaixo assinado por cem por cento da comunidade.
Ações como estas são uma demonstração de que a comunidade está preparada para fazer de seu território,um destino turístico sustentável. Ainda com relação ao destino Porto Rolim, este mês será concluído o projeto de desenvolvimento do turismo local, contemplando ações de qualificação e treinamento da comunidade, implementação de infraestrutura de apoio, melhorias nos serviços turísticos, acessos e atrativos.
Porto Rolim, no Vale do Guaporé, deverá ser a âncora da rota Caminho das Águas, previsto na gestão estratégica do Sistema Sebrae, ofertando três produtos em franco crescimento: o turismo de aventura, ecológico e de pesca esportiva.