Deputados afirmam que Marina Silva e Tarso Genro podem vir a Rondônia debater questões ambientais
Os ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, e Tarso Genro, da Justiça, se mostraram dispostos a virem a Rondônia com o propósito de debater a questão do controle do desmatamento no Estado. A informação foi dada na tarde desta terça-feira (08) pelo deputado Jesualdo Pires (PSB) ao discursar da tribuna da Casa de Leis. O deputado acompanhado dos demais pares, Chico Paraíba (PMDB) e Ribamar Araújo (PT), realizou a Brasília para entregar ao Ministério do Meio Ambiente a proposta de acordo a ser firmado entre as instituições públicas e privadas do Estado de Rondônia e o Governo Federal, que teve por finalidade encontrar soluções para a questão ambiental, visando o alcance do desenvolvimento sustentável.
No seu discurso, o parlamentar fez questão de frisar que existe um clima de animosidade entre o governo federal e estadual. “Lamento dizer isso, mas foi o que senti durante a minha permanência na capital do País. Não sei se os demais representantes desta Casa sentiram o mesmo. Entendo que há necessidade de se abrir um canal de diálogo para que as coisas andem bem. As informações sobre Rondônia chegam a Brasília de forma distorcida, sejam por questões políticas ou por alguém que prega o quanto pior, melhor”.
O deputado Chico Paraíba, em aparte, falou da importância da Assembléia Legislativa de Rondônia na discussão do controle do desmatamento. “Entregamos à ministra Marina Silva lei aprovada por esta Assembléia, regulamentando a norma de que, quem derrubar, perde sua propriedade”. O parlamentar peemedebista disse que sentiu que o Ministério do Meio Ambiente abriu espaço para o diálogo e que a ministra Marina Silva se prontificou em colocar à disposição de Rondônia, técnicos do Ministério do Meio Ambiente para discutir a questão ambiental. “Nossa intenção é evitar que operações como a ‘Arco de Fogo’ voltem a acontecer no futuro. A Assembléia Legislativa está aberta ao diálogo e em prol do engrandecimento do estado de Rondônia”.
A reunião com a ministra Marina Silva, em Brasília, durou mais de três horas e, na oportunidade, foi entregue a proposta elaborada pela Assembléia Legislativa do acordo a ser firmado por entidades públicas e privadas de Rondônia e o governo federal, que tem por finalidade encontrar soluções para a questão ambiental, visando o alcance do desenvolvimento sustentável.
Em nome do Poder Legislativo de Rondônia, os deputados Jesualdo Pires (PSB), Chico Paraíba (PMDB) e Ribamar Araújo (PT) participaram da audiência que foi marcada e acompanhada pelo senador Valdir Raupp (PMDB), além da senadora Fátima Cleide (PT), da deputada federal Marinha Raupp (PMDB) e dos representantes da classe produtora rondoniense: João do Vale, da Aspro; Chico Padre, da Federação da Agricultura, e dos dirigentes da Fiero, Avalone e Aires do Amaral.
O deputado Jesualdo Pires assegurou, também, que o encontro foi bastante produtivo. Mas lamentou falta do canal de diálogo entre o Estado de Rondônia e o Governo Federal. “Há uma certa desconfiança entre as duas partes e isso precisa acabar”. O parlamentar falou que já conversou com o governador Ivo Cassol e pediu a ele para que Sedam (Secretaria de Estado) volte a conversar com o Governo Federal, abrindo canal para o bom entendimento. Pediu ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, para que intermedie este diálogo. “A ministra Marina Silva demonstrou ser uma pessoa tranqüila e acessível. O bicho não é tão feio como se pintam por aqui. Ela é amante do diálogo e por isso se propôs a vir a Rondônia juntamente com os técnicos do Ministério do Meio Ambiente. O ministro Tarso Genro também quer vir e essa idéia tem que ser encampada por todos nós que desejamos o melhor para Rondônia”, completou.