*Foto/legenda: Reunião realizada na semana passada na Casa da Indústria
O presidente da Fiero, Euzébio Guareschi, o assessor técnico da Federação, Antônio Marrocos e técnicos do Governo do Estado participaram na última semana de uma reunião com a direção da Brasil Ecodiesel, maior fabricante de Biodiesel do Brasil. O evento foi intermediado pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS), e aconteceu na Casa da Indústria.
Segundo Marrocos, foram apontadas possibilidades e condições de investimentos da empresa em Rondônia, que tem como base da sua atuação a parceria com a agricultura familiar. "O Estado tem condições de trabalhar com a agricultura familiar incentivando a produção da matéria-prima", comentou Marrocos.
Moreira Mendes disse que Rondônia tem quase 90 mil pequenas propriedades; que é necessário preservar a floresta no eixo da BR-364 e reflorestar; que o Estado tem uma infra-estrutura rural fantástica, pois as estradas vicinais ligam os 52 municípios.
Participaram do evento o presidente da Ecodiesel, Nelson José Cortes da Silveira e o diretor, Marco Antônio de Castro.
Sustentabilidade
Silveira explicou que a Brasil Ecodiesel é líder na produção de biodiesel no Brasil, tendo 70% da produção nacional e produzindo 800 milhões de litros de biodiesel por ano. A empresa está tentando desenvolver projeto que tenha sustentabilidade para preservação da floresta Amazônica, além de buscar na caminhada uma forma de desenvolver projetos sem a destruição da mata.
Maria Emília Silva, assessora técnica da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) exibiu números sobre o perfil sócio-econômico de Rondônia, como a malha viária com mais de 24.000 km interligando os 52 municípios e o número de 99.457 propriedades rurais, tendo como base as pequenas propriedades, que representam cerca de 75% da área total das propriedades rurais.
A técnica falou também das deficiências como no saneamento básico, setor em que Rondônia apresenta um dos piores indicadores nacionais, com apenas 36% tem rede de abastecimento de água; com 48,3% dos domicílios servidos pela rede de esgoto e 68, 5% pela coleta de lixo.
Mostrou também números favoráveis, como o 2º Estado com menor taxa de mortalidade infantil; potencial de energia de 872.538 KW e o primeiro Estado brasileiro a adotar a lei o zoneamento socioeconômico ecológico.
Para o presidente da Fiero, Euzébio Guareschi, o encontro atingiu as expectativas. Ele afirmou que Rondônia vive um momento de afirmação da sua base industrial, ao mesmo tempo em que a infra-estrutura de energia e transporte se consolida, assegurando condições para a integração dos mercados da região.