Senador avisa: “Fronteiras estão escancaradas”

Senador avisa: “Fronteiras estão escancaradas”

Senador avisa: “Fronteiras estão escancaradas”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Expedito Júnior (PR/RO) defende uma maior destinação de recursos para a área de segurança pública em todo o país. As últimas rebeliões vistas em presídios e as péssimas condições físicas de estabelecimentos prisionais são uma prova de que faltam investimentos do governo federal. Esses e outros assuntos foram discutidos entre o parlamentar e o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, Maurício Kuehne, durante entrevista no programa Cidadania, da TV Senado. O debate ainda entrará na grade de programação da emissora, que deverá exibi-lo de sexta-feira (30) até a próxima quinta-feira. A entrevista começou com a discussão em torno da competência entre estados e governo sobre a responsabilidade do preso. O senador entende que crimes de tráfico de drogas e armas deveriam ser de competência federal. “Só em Rondônia temos 1.300 km de fronteiras, que praticamente não são fiscalizadas, elas estão escancaradas. E quem deveria cuidar das fronteiras no país é o governo federal”, afirmou Expedito Júnior. Segundo ele, 80% dos presos que estão no presídio Urso Branco, em Porto Velho, deveriam ser de responsabilidade da União. O diretor do Depen, Maurício Kuehne, entende que é preciso mais investimentos na construção e reformas, mas avalia como indispensável a parceria de estados e municípios no cuidado ao preso. Ele explica que o governo federal tem se esforçado para construção de presídios federais. “Nenhum outro governo se preocupou em construir essas unidades para abrigar presos que cometeram crimes federais”, ressaltou. Expedito Júnior fez um apelo aos governos dos estados e federal para se reunirem em torno de uma mesa de negociações para discutir os problemas. “Temos de sair dos discursos e ir para a prática. Não adianta só conversar quando há um crime que abala o país”, disse o senador durante a entrevista. Para Expedito Júnior, o governador Ivo Cassol tem se preocupado com as condições no Urso Branco e no combate à criminalidade em Rondônia. Prova disso é o concurso para contratação de mais de 2 mil policiais. O senador quer levar essa a discussão para o Senado Federal. Na semana passada, ele apresentou uma proposta de emenda constitucional para criar um fundo de segurança para fronteiras. E lutará para ver aprovados recursos destinados à área. *VEJA TAMBÉM: * Usinas no Madeira e seus reflexos em RO é tema de debate na Escola do Legislativo * Clínica de Nutrição da São Lucas atende comunidade
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS