Polícia Ambiental continua fiscalização após Piracema e faz balanço do pescado apreendido

Polícia Ambiental continua fiscalização após Piracema e faz balanço do pescado apreendido

Polícia Ambiental continua fiscalização após Piracema e faz balanço do pescado apreendido

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Militar Ambiental priorizou durante as operações de fiscalização da piracema, o controle e vigilância dos cardumes nas cachoeiras e corredeiras dos rios e próximos a usina hidrelétrica de Samuel, locais onde os cardumes ficam parados, em especial, quando há menos chuvas e consequentemente menos água nos rios. Com o incremento de efetivo, a fiscalização aconteceu com mais frequência, reduzindo os números de apreensões de pescado e aumentado à apreensão de quantidade de petrechos proibidos de pesca. Este ano foram apreendidos 1.520 kg de pescado de espécies diversas, um pouco menos que a piracema anterior. Por outro lado aumentou o número de petrechos proibidos e extremamente predatórios, gerando uma multa de 36.100,00. Um total de 173 malhadeiras, 33 tarrafas, 22 caixas de isopor, 19 espinhéis, 15 linhadas/carretéis, 14 varas de bambu, 07 molinetes com vara, 12 molinetes sem vara, 02 carretilhas com vara, 01 carretilha sem vara, 11 caixas de pesca, 01 barco de 15 x 3,3 m, 03 embarcações de alumínio com 5,5m cada, 06 embarcações de madeira com 5m cada, 07 zagaias, 03 arco e flexa, 03 motores, 01 remo e 01 arpão, totalizando 66 ocorrências registradas e 13 autos de infração. O comandante da Polícia Militar Ambiental, major Josenildo Jacinto do Nascimento acredita que, mesmo com a fiscalização efetiva, os crimes ambientais durante a piracema são assustadores, haja vista que sempre existem pessoas que ousam praticar a pesca durante este período, mesmo correndo o risco de serem presas ou perderem seus petrechos. “Mesmo assim, não deixaremos de exercer o nosso papel de fiscalizar e prender os infratores, evitando assim, o fim dos peixes nos nossos rios e lagos”, ressalta o major, informando que as fiscalizações continuam, no sentido de coibir a pesca predatória. Das operações realizadas no período de 15 de novembro de 2006 a 15 de março de 2007, um total de 16 foram realizadas em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, no rio Madeira e afluentes, rio Machado e afluentes, rio Jamari e afluentes, rio Abunã, rio Marmelo e afluentes, rio Candeias e afluentes, rio Mamoré e afluentes e no reservatório da Usina Hidrelétrica de Samuel. *VEJA TAMBÉM: * Orações antes de uma semana de trabalho na ALE/RO * Fórum do Meio Ambiente do Trabalho discute prioridades e harmonização de ações no setor
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS