Nesta quinta-feira (27), será realizada no Amazonas a Jornada de Lutas, organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e que faz parte de uma série de manifestações que acontecem em todas as capitais do Brasil, entre os dias 24 a 28 de março.
Na etapa amazonense os estudantes irão às ruas para reivindicar o passe livre para estudantes no transporte público. A passeata sairá às 9h da Praça do Congresso e passará pelas principais ruas de Manaus, devendo contar com a presença de aproximadamente três mil estudantes.
Além das reivindicações que nortearão as manifestações pelo Brasil, a Jornada também relembra os 40 anos da morte do estudante secundarista Edson Luis, assassinado no restaurante Calabouço, em 1968, no Rio de Janeiro, pela ditadura militar. Em todo o País haverá homenagens ao estudante durante as manifestações.
Sobre a Jornada
A Jornada já é uma tradição das entidades que a cada ano, sempre no mês de março, elegem temas relacionados à educação que estejam na ordem do dia.
Este ano, as bandeiras da Jornada de Lutas são: fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU); gestão democrática nas escolas; aumento das verbas, com 10% do PIB para a educação; limitação do capital estrangeiro nas universidades brasileiras; mais qualidade e acesso ao ensino superior.