Vereadores de Costa Marques relatam caos da saúde pública do município

Vereadores de Costa Marques relatam caos da saúde pública do município

Vereadores de Costa Marques relatam caos da saúde pública do município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma comissão de vereadores de Costa Marques manteve audiência, na manhã desta quarta-feira(26), com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, (PSDC), acompanhados pelo deputado Chico Paraíba, do PMDB. Os representantes do município relataram aos parlamentares o quadro dramático sobre a situação da saúde pública em Costa Marques. Os vereadores Valmir Guedes, Antonio Paes e Eloína Toledo estão finalizando um dossiê que traduz todas as dificuldades que a Unidade Mista de Saúde em Costa Marques vem enfrentando. A Assembléia Legislativa vai intermediar com urgência a entrega do documento numa audiência dos vereadores com o governador Ivo Cassol. Eles também entregarão cópia do dossiê à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O presidente da Câmara Municipal, Joelcimar Freitas e vice-presidente, Geraldo Anacleto estiveram hoje também , com o titular da Sesau, Milton Moreira. As carências são inúmeras e estão relacionadas desde a falta de lençóis nos leitos, à falta de medicamentos e à dificuldade de transporte de pacientes. A distância da rodovia que liga a localidade ao município de Ji-Paraná, onde os pacientes mais graves e que necessitam de atendimentos mais complexos podem ser socorridos é grande e complicada. Segundo os veradores, na época das chuvas o problema se agrava ainda mais. A única saída viável é pela BR-429, que dá acesso a Ji-Paraná, mas, o percurso não é feito em menos de 14 horas. São mais de 400 quilômetros de distância. Buracos e atoleiros não faltam. Pelo rio Guaporé, nem pensar, a viagem não dura menos do que dois dias. Apesar de o município possuir um aeroporto, o que seria alternativa, as companhias aéreas não operam por lá há mais de 4 anos. Faltam recursos financeiros Com uma procura significativa de pacientes de distritos de outros municípios, como, por exemplo, o de Pedras Negras e Santo Antônio, de São Francisco do Guaporé; Caltário de Guajará Mirim e até mesmo habitantes da Bolívia, especialmente os da área ribeirinha, a Unidade Mista de Saúde não tem condições de atender como deveria a população. “Os bolivianos estão mais perto de nós, do que de qualquer outra cidade do País deles”, comentaram. Com poucos recursos próprios de arrecadação, os vereadores clamam para que o governo do estado, assuma a Saúde Pública de Costa Marques. “Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, não tivemos qualquer repasse, segundo informações do secretário municipal de Saúde”, infomaram. *VEJA TAMBÉM: * SUS gasta mais de R$ 300 milhões no tratamento de doenças ligadas ao tabagismo * Secretaria e faculdades estabelecem cooperação no caso dos ossos e arcadas dentária - Confira vídeo
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS