Conselho de Farmácia alerta para o perigo da auto-hemoterapia

Conselho de Farmácia alerta para o perigo da auto-hemoterapia

Conselho de Farmácia alerta para o perigo da auto-hemoterapia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A auto-hemoterapia foi um dos principais assuntos discutidos em Brasília por representantes do Conselho Federal de Farmácia, CFF e dos Conselhos Regionais. A presidente do CRF, RO/AC, Nelcina Azevedo participou da reunião e explicou que a prática foi duramente criticada por todas as autoridades de saúde e sanitárias presentes. A auto-hemoterapia consiste em retirar sangue da veia e reinjetar no músculo. Uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o Brasil. Ela surgiu em 1911 para tratar de doenças de pele, a febre tifóide, asma e estados alérgicos. No Brasil foi utilizada entre 1943-1947, depois desapareceu. Nos últimos anos vem ressurgindo de uma maneira assustadora. Nelcina explicou que não existe um parecer ou comprovante técnico sobre a eficácia da auto-hemoterapia, ao contrário, a prática pode causar efeito contrário e até danos irreversíveis a articulação. A Resolução 1499/98 do Conselho Federal de Medicina proíbe os médicos de utilizarem esta forma terapêutica. Ela não é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Hemoterapia e Hematologia. A mesma Resolução diz que toda a transfusão de sangue precisa ser criteriosamente avaliada por um profissional da saúde, porque pode trazer risco imediato ou tardio. “Não é o que acontece com a auto-hemoterapia, pessoas com alguma formação técnica ou completamente leigas a área vem se utilizando da prática”, destacou Nelcina. E o que é mais grave, há também informações de pessoas fazendo auto-hemoterapia entre si, sem nenhum cuidado. Segundo a presidente, o Conselho vem recebendo denúncias e vai investigar todas para saber se existem farmácias em Rondônia que estejam fazendo esse tipo de tratamento. O farmacêutico que se envolver na prática terá que responder a um processo ético e o estabelecimento que estiver sob a sua responsabilidade poderá até ser fechado, informou a presidente. A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, de junho de 2004, diz que extrações de sangue para fins terapêuticos só podem ser realizadas quando o médico do paciente solicitar por escrito e quando o hemoterapeuta se responsabilizar pelo ato. *VEJA TAMBÉM: * ALERTA: Prática irregular da hemoterapia pode oferecer riscos à população e penalidade para quem pratica * Cremero faz denúncia no MP sobre prática ilegal da auto-hemoterapia
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS