TECNOLOGIA NO CAMPO: Rondônia começa a implantar unidades do Pais

TECNOLOGIA NO CAMPO: Rondônia começa a implantar unidades do Pais

TECNOLOGIA NO CAMPO: Rondônia começa a implantar unidades do Pais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir deste sábado (15), surge em Porto Velho (RO) a célula de um projeto inovador na agricultura familiar, que contribui para a revolução no campo e também na mesa, com produtos estritamente orgânicos. Serão implantadas as duas primeiras unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). A instalação das unidades ocorrerá em fase experimental na comunidade São Pedro, no entorno de Porto Velho. Ao mesmo tempo ocorrerá o curso de capacitação na metodologia de produtores rurais e técnicos multiplicadores da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), que vai até a próxima quarta-feira (19), no auditório do Sebrae em Rondônia. A tecnologia Pais foi lançada em Rondônia ainda em 2007, durante o seminário “Agroecologia: Integrando Recursos e Parceiros para a Produção Sustentável”, ocorrido no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia. O curso será ministrado pelo idealizador do Pais (tecnologia “surgida a partir de dificuldades práticas”), o agrônomo senegalês radicado no Brasil, Aly Ndiaye, e terá 40 horas-aula. Participarão representantes de 15 famílias de pequenos agricultores. Para o diretor-superintendente do Sebrae/RO, Pedro Teixeira Chaves, as ações “dão início ao processo de implantação das 100 unidades previstas do Pais, fruto de convênio da prefeitura de Porto Velho com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e com o apoio do Sebrae”. As restantes 98 unidades do Pais serão implantadas por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas capacitados na metodologia. Segundo a secretária Josélia Maria Saraiva (Semagric), ainda em 2008 serão implantadas outras 50 unidades, ficando as restantes para 2009. As unidades-piloto servirão como adequação à metodologia por serem pioneiras em Rondônia, de acordo com a realidade local. O funcionamento A tecnologia do Pais no entorno de Porto Velho funcionará com a garantia de que pequenas famílias agricultoras terão sua produção adquirida a partir do próprio município, para a utilização de hortaliças e leguminosas na merenda escolar da rede municipal de ensino. Outro fator importante: a agregação de 20 colméias de abelhas indígenas em cada unidade, e também com plantio de flores tropicais, com sistema de irrigação e nutrientes orgânicos locais, inserindo a agricultura familiar de um mercado em expansão. *VEJA TAMBÉM: * Última semana para dar entrada no Seguro-Desemprego Pescador Artesanal * Desafio Sebrae abre inscrições na próxima segunda-feira
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS